Médico Roberto Issamu Yosida é o novo cidadão benemérito do Paraná Presidente do CRM durante a pandemia, solenidade marca homenagem aos relevantes trabalhos desenvolvidos pelo profissional.

20/11/2023 20h10 | por Thiago Alonso
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (20), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (20), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (20), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta segunda-feira (20) uma sessão solene para a outorga do Título de Cidadão Benemérito do Paraná ao médico Roberto Issamu Yosida. O profissional foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) nos últimos cinco anos, estando à frente do órgão durante a pandemia da covid-19. A proposição é do deputado Cobra Repórter (PSD). De acordo com o parlamentar, a iniciativa marca o reconhecimento do Poder Legislativo estadual aos relevantes trabalhos desenvolvidos pelo médico e sua contribuição com a área da saúde do Paraná.

A sessão solene contou com a presença de deputados estaduais, secretários de saúde, prefeitos, vereadores, diretores de hospitais e representantes da cultura japonesa no Brasil. Durante a solenidade, jovens realizaram apresentações musicais, como a de Taikô, os tradicionais tambores japoneses.

O deputado Cobra Repórter destacou a trajetória de vida de Yosida e a condução do profissional à frente do CRM-PR na representação e defesa da classe médica. O parlamentar recordou que o profissional tem uma vida marcada pela dedicação à saúde dos paranaenses, com inúmeros trabalhos realizados em favor da medicina, da saúde e do fortalecimento da cultura nipo-brasileira. “Doutor Roberto é uma pessoa que, ao longo da vida, prestou serviços relevantes à comunidade, sempre pensando no bem-estar das pessoas e das famílias. Vendo seu currículo e conduta, decidimos homenageá-lo na Assembleia Legislativa. Ele, inclusive, esteve à frente do CRM em um momento tão importante da história, durante a pandemia. Neste momento tão difícil ele estava presente emprestando seu conhecimento. O trabalho desempenhado por ele fez a diferença naquele momento tão difícil para nós”, disse.

Yosida afirmou que a homenagem é significativa para ele, funcionando como o reconhecimento de um trabalho realizado ao longo dos últimos anos, principalmente no período de enfrentamento à covid-19. “No Paraná, nós conseguimos ir bem, por isso acho que a homenagem não é só para mim, mas para todos os que atravessaram este período difícil. Eu sempre gostei de trabalhar com coisas de bem comum, como a questão da ética médica, do cooperativismo médico e as que envolvem a medicina como um todo. Quero que a Medicina seja boa para que o paciente tenha segurança de chegar a um serviço médico e ser bem atendido, com boas condições de profissional e estrutura”, explicou.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da postura do homenageado no período mais marcante da saúde pública mundial. "Durante a pandemia, tivemos de criar métodos diferentes para enfrentar aquele momento, sempre com o apoio do doutor Roberto. O papel do Poder Legislativo também é celebrar sua comunidade. E hoje homenageia uma pessoa ética, altruísta, humilde e, principalmente, médico. Médico que cura, aconselha e ajuda", comentou.

Trajetória

Nascido em Nova Esperança, no noroeste do Estado, em 1962, o médico Roberto Issamu Yosida é casado e pai de duas filhas. Formado pela Universidade Estadual do Paraná (UFPR) em 1985, ele é especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Durante sua trajetória, já foi médico da Fundação Banestado, membro da comissão de avaliação do ato cooperativo da Unimed Curitiba e membro da Comissão de Ginecologia da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná.

Em 1980, foi aprovado no curso de medicina. Após a formação acadêmica, Roberto Issamu Yosida atuou em algumas cidades do interior do Estado, antes de se fixar definitivamente em Curitiba. Avançou em outras frentes profissionais, inclusive de gestão, atuando no sistema corporativo.

Há uma década e meia ele atua nas atividades do CRM-PR. Desse período, cinco anos foram na presidência do órgão, sempre defendendo a valorização da medicina, o aperfeiçoamento da ciência e o oferecimento a uma saúde de qualidade para a população paranaense.

Presenças

Também compuseram a mesa de honra a deputada Márcia Huçulak (PSD), o cônsul-geral adjunto do Japão Oiwa Rei, a desembargadora Lidia Maejima, o conselheiro federal de Medicina pelo Estado do Paraná, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e o diretor-administrativo e financeiro da Unimed Curitiba, Alexandre Gustavo Bley.  

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação