Medidas de combate ao avanço do Coronavírus são anunciadas pelos deputados. Ouça.

16/03/2020 17h06 | por Cláudia Ribeiro e Angélica Bueno
Podcast Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Diante do avanço do Coronovírus no mundo e aumento de casos confirmados também no Brasil, a Assembleia Legislativa do Paraná adotou uma série de medidas de prevenção ao coronavírus. Por exemplo, restringir a entrada de visitantes; liberação de servidores que integram os grupos de risco: com mais de 60 anos, hipertensos e portadores de doenças respiratórias ou que comprometam a imunidade dos pacientes.

As medidas adotadas pela Mesa Executiva, foram lidas no início da sessão desta segunda-feira, dia 16 de março, pelo 1º secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

 Em seguida, diversos deputados ocuparam a Tribuna para tratar do tema e apresentar suas iniciativas para tentar evitar o avanço da Covid 19 no Paraná.

Michele Caputo (PSDB), apresentou um requerimento solicitando ao Governo do Estado que contrate leitos privados para reforçar o atendimento dos pacientes pelo SUS. Ele apresentou um estudo da Associação de Medicina Intensiva (AMB), que estima que para suprir a demanda do novo Coronavírus. Seria necessário aumentar em pelo menos 20% o número de UTIs disponíveis no SUS.

(sobe som)

O deputado Cobra Repórter (PSD), também apresentou requerimento solicitando que o Governo disponibilize álcool gel em todas as repartições públicas do estado.

(Sobe som)

O deputado Arílson Chioratto (PT) apresentou um projeto de lei em regime de urgência, assinado por grande parte dos parlamentares, com um conjunto de medidas que preveem a desburocratização no enfrentamento ao Coronavírus e a todo tipo de epidemia que ocorra daqui para frente. Como exemplo, ele citou aplicação de multas a empresas e comércios que aumentem preços de produtos usados na prevenção, como máscaras e álcool em gel; que se mapeiem os casos por aplicativos de celular; suspenda as aulas e proíba todo tipo de aglomeração, além da construção de hospitais de campanha nas regiões mais afetadas e ainda, proíbe Copel e Sanepar de interromperem fornecimento de água e luz para que consumidores nãos erem prejudicados.  

O deputado Soldado Fruet (PROS), diz que Paraguai e Argentina fecharam as fronteiras para os brasileiros, mas cidadãos dos dois países continuam vindo para o Brasil e muitos em busca de tratamento de saúde. Ele disse que recorreu à bancada federal paranaense no Congresso para que a fronteira brasileira com os dois países também seja fechada.

O deputado Delegado Francischini (PSL), também apresentou um projeto, mas como uma medida estabelecendo diretrizes a serem observadas pelos planos de saúde, pela Rede Pública e pela Rede Privada de Saúde do Paraná.

Pela proposta, fica proibida a cobrança de taxas adicionais por parte dos planos de saúde aos pacientes durante o tratamento do Coronavírus. Esse projeto também estabelece que os hospitais da rede particular tenham local de isolamento ou quarentena e que não poderão recusar esse atendimento.

Os estabelecimentos hospitalares da rede privada de saúde deverão reservar no mínimo um local de isolamento ou quarentena, dentro de suas estruturas, para atendimento de pacientes.

Em caso de descumprimento, a lei prevê a aplicação de multa de até R$ 100 mil, além outras sanções administrativas, a serem definidas pelo governo.

(sobe som)

Lembrando que o Brasil tem até o momento 200 casos confirmados do Coronavírus, sendo seis no Paraná.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação