Motoristas e motociclistas mulheres entregam reivindicações da categoria para Assembleia O presidente deputado Ademar Traiano (PSD) recebeu a comitiva de clubes de motociclistas e representantes do sindicato de motoristas e cobradoras.

08/03/2023 16h20 | por Antônio Dilay
Representantes da categoria foram recebidos no Gabinete da Presidência da Casa.

Representantes da categoria foram recebidos no Gabinete da Presidência da Casa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Representantes da categoria foram recebidos no Gabinete da Presidência da Casa.

A Assembleia Legislativa do Paraná acolheu a carreata de Mulheres Trabalhadoras Motoristas do Transporte Coletivo e Mulheres Motociclistas na manhã desta quarta-feira (8). O grupo entregou um ofício com pautas de interesse da categoria para o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD).

A mobilização, organizada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba (SINDIMOC); Moto Amigos Conexão e Movimento; Mulheres Motociclistas e Garupas; União das Mulheres Motociclistas e Amigas – UMA; Associação Nacional do Desenvolvimento e Fortalecimento Humano; e Associação Furiosas Moto Clube, saiu da sede do sindicato percorrendo as ruas da capital, até chegar ao Centro Cívico, na Assembleia Legislativa.

O presidente da Assembleia recebeu a comitiva no Gabinete da Presidência em companhia de sua esposa Rose Traiano. Ele deu boas vindas explicando “as trabalhadoras no transporte representam o sentimento de todas as mulheres paranaenses que sofrem preconceito, agressões e ataques no seu trabalho e na maioria das vezes são incompreendidas, por isso esse encontro enriquece o parlamento estadual”.

“Estou muito feliz em participar deste ato, porque eu acredito que nós mulheres juntas vamos conseguir sim, uma sociedade mais justa nos direitos. Direito ao respeito, a não violência, direito sermos respeitadas e de como devemos ser tratadas”, completou Rose Traiano.

O presidente da Casa contou que conhece a história do trabalho de muitas mulheres motoristas e do que enfrentam no dia-a-dia de preconceito e machismo exagerado. “O mundo precisa ter este olhar interessado para com as mulheres. Este tratamento que se dá, na maioria das vezes, de forma discriminadora, tem que ser sepultada. A sociedade não aceita mais isso. Esse machismo exacerbado, não há mais espaço para isso. Por isso eu tenho orgulho de recebê-las aqui e dizer que vocês podem contar com iniciativas nossas, no poder legislativo, no sentido de contemplá-las”, declarou o presidente.

Para o parlamentar, a Assembleia Legislativa paranaense avançou muito em ter um colegiado de 10 deputadas, a maior de toda sua história. “São mulheres que representam os mais diversos segmentos da sociedade. Nenhuma delas chegou aqui ao seu bel-prazer, do nada, elas foram submetidas ao critério do voto, legitimadas pelo voto”, afirmou o deputado Traiano.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba (SINDIMOC), Anderson Teixeira disse que “hoje é um dia de comemorar, mas é um dia de luta. Estas mulheres trabalhadoras se dispuseram a estar aqui hoje dentro do convite do presidente Traiano e sua esposa Rose só nos permite agradecer por abrir a porta a Assembleia e receber nossas reivindicações”.

Carta

A secretária da Mulher do SINDIMOC, Vanusa Pereira Coelho, iniciou seu discurso na reunião afirmando que “a luta da categoria é por oportunidades iguais e respeito, somos contribuintes e ainda não temos nosso lugar na sociedade reconhecido”. Em seguida pediu para fazer a leitura do ofício entregue ao presidente da Assembleia com as reivindicações.

A carta entregue no encontro faz um pedido formal para que o Chefe do Legislativo encaminhe institucionalmente uma sugestão para que cada gabinete da Assembleia Legislativa destine um percentual mínimo de 10% da verba para publicidade especificamente para criar campanhas de respeito à mulher.

Traiano explicou que deputados, especificamente, não podem, por lei, atuar na destinação de verbas nesse sentido, mas que a Presidência da Casa tem condições de direcionar verbas para campanhas institucionais voltadas para a conscientização do combate à violência contra a mulher. O presidente da Casa ainda ressaltou que neste Dia Internacional da Mulher começou a veicular em rádios e TVs uma campanha institucional da Assembleia que permanecerá por todo o mês de março exclusivamente voltada para a conscientização do combate à violência contra a mulher.

“Além disso, nós criamos a Procuradoria da Mulher aqui na Assembleia e ela está aberta para todas as mulheres. É o órgão competente para encaminhar as demandas aos demais órgãos do Estado e fazer o acompanhamento. No mesmo sentido, criamos um braço da Defensoria Pública dentro da Casa e as mulheres que não conseguem ser atendidas e que tenham dificuldades financeiras, podem procurar o órgão aqui na Assembleia”, explicou o deputado Ademar Traiano.

Por fim, Traiano informou que o Governo do Estado apresentou um projeto para a criação de um Fundo Estadual específico para a criação de mais campanhas e ações voltadas ao interesse das mulheres.

Violência e assédio

Vanusa também afirmou durante a ocasião que a violência é constante dentro dos ônibus e que muitas destas mulheres não sabem como agir quando há um assédio. “Há uma resistência muito grande nesse universo das motoristas, um preconceito quando há mulher no volante. Já tivemos relatos de passageiros que foram até o sindicato dizendo que não queriam uma mulher na linha dele. Então é doído, causa uma doença psicológica na pessoa. Por isso, tem que ser um trabalho muito grande para mudar isso tudo. É violência física, psicológica, assédio sexual e moral, porque na nossa profissão vivemos em um ambiente predominantemente de homens. Fazemos campanhas dentro das empresas sobre o respeito pela mulher, e para os empresários por igualdade nas oportunidades e nos salários. E agora sabemos que podemos contar com a Assembleia nessa nossa luta”, concluiu a secretária.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação