Mulheres que contribuem para transformar a sociedade serão homenageadas na Assembleia Legislativa A sessão especial, em parceria com a Associação Comercial do Paraná, será realizada no dia 7, às 19 horas, no Plenário da Casa de Leis, com transmissão ao vivo pela TV, site, YouTube e redes sociais.

02/03/2023 12h11 | por Diretoria de Comunicação

Na ocasião, serão homenageadas a empresária Maria Clarinda Machado (no alto, à esq.), a médica Flávia Pinho Ohde (no alto), a advogada Fernanda Albini Macanhã (abaixo, à esq.) e a empresária Solange Martinez Massa (abaixo).Créditos: Arte: Deryk Zacharias

Mulheres paranaenses que se destacaram nas áreas do empreendedorismo, na ação social, sustentabilidade e prevenção da violência serão homenageadas na Assembleia Legislativa do Paraná, em sessão especial que acontece no dia 7 de março, a partir das 19 horas, no Plenário, iniciativa que tem parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). O gesto é um reconhecimento à contribuição de todas as mulheres, que inspiram, transformam e impactam a realidade de muitas outras paranaenses.

A homenagem acontece na véspera do 8 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, e simboliza a luta histórica para terem suas condições equiparadas às dos homens. Na ocasião, serão homenageadas Fernanda Albini Macanhã, Flávia Pinho Ohde, Maria Clarinda Machado e Solange Martinez Massa. A coordenadora de Ações Solidárias do Legislativo, Rose Traiano, esposa do deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, é uma das idealizadoras da homenagem em conjunto com a vice-presidente e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da ACP, Albanir Fracaro.

“O evento faz parte do reconhecimento e valorização da mulher por parte da ACP. Muitas delas são o esteio de suas famílias, modelo de mães, avós, colaboradoras e empreendedoras. Sempre se colocando de maneira proativa e eficiente, ensinando muitos homens e a sociedade como um todo com sua força, determinação e sensibilidade”, afirma Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP.

A advogada Rose Traiano destaca o protagonismo da mulher na sociedade, lembrando que elas ainda enfrentam barreiras sociais como a violência, a desigualdade de salários e a sobrecarga de trabalhos domésticos não remunerados: “É fundamental fortalecer, empoderar e dar visibilidade para o trabalho e a produção das mulheres nos mais diversos segmentos”, frisou. Rose Traiano disse ainda que “a homenagem é um gesto, um convite à reflexão como a nossa sociedade trata as mulheres. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho”.

Homenageadas

Formada em Direito, Fernanda Albini da Silva Macanhã é mobilizadora social e desde 2019 faz parte ativamente da campanha “Tampinha Solidária”. Em 2021 idealizou a iniciativa social “Aja Consciente”, que busca inspirar as pessoas sobre o impacto das ações sociais, e conectá-las para fazer o bem, com enfoque nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Entre as ações realizadas e apoiadas pela “Aja Consciente”, estão campanhas de arrecadação de materiais escolares, presentes de Natal para crianças em vulnerabilidade social, itens de higiene pessoal, entre outras.

Já a trajetória de empreendedorismo de Maria Clarinda Machado (também conhecida como Dona Nena) começou no ano de 1988. Com o alto nível de desemprego na época, saiu do emprego e começou a vender roupas e acessórios, fazendo visitas às vizinhas e conhecidas e, depois, na garagem de sua casa. O negócio deu certo, e hoje conta com 47 colaboradores. São 33 anos de história, tradição e qualidade, sem esquecer de evoluir e se adaptar às situações do mundo atual.

Curitibana, a médica Flávia Pinho Ohde, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é escritora e idealizadora do Projeto (En)canto do Sereio. O projeto educativo, criado em 2019, busca conscientizar e fortalecer mulheres contra relacionamentos abusivos dissimulados, com foco em prevenção e auxílio nesse perfil de relacionamento. Ela explica que “lançado em forma de livro em 2021, a iniciativa tem como objetivo não somente alertar mulheres a reconhecerem os ‘sereios’ (uma forma lúdica de se referir a um perfil masculino que usa o poder da palavra e tem atitudes que não são verdadeiras) e seus comportamentos ‘sereísticos’, mas também fornece orientações para que elas ampliem a sua consciência, se fortaleçam a encontrem a pacificação”. O livro foi escrito de forma colaborativa por mais de 15 mulheres.

A empresária Solange Martinez Massa nasceu e foi criada em Jandaia do Sul, em uma família de dez irmãos. Chegou em Curitiba nos anos 80, e dedicou toda a vida à família e aos negócios. Casada com Carlos Roberto Massa, o apresentador “Ratinho”, é mãe de três filhos: Carlos Roberto Massa Junior, Governador do Paraná, Rafael Massa, apresentador de TV e Gabriel Massa, presidente do Conselho do Grupo Massa. Hoje é presidente do Instituto Solange Massa, braço do Grupo Massa que realiza projetos sociais no Terceiro Setor em todo o estado, fundado em 2022.

Entre as diversas ações realizadas pela entidade, estão a arrecadação de alimentos, que apenas em 2022 angariou 55 toneladas de mantimentos, beneficiando 22 instituições, que atendem a mais de 2 mil famílias. Além disso, o instituto realizou diversas campanhas, como a “Transmita Calor”, para arrecadação de agasalhos, e o “Outubro Rosa”, voltada para a causa do câncer de mama.  “O maior objetivo do Instituto é realmente ajudar o próximo, e é muito emocionante poder ajudar tantas famílias, contando com a ajuda de diversas pessoas”, afirmou a empresária em entrevista ao Massa News.

Tempo real

A sessão especial, em parceria com a ACP, acontece na sede da Assembleia, no Centro Cívico, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, site, YouTube e TV Assembleia (canal 10.2, canal aberto; e 16 Claro/NET, Curitiba e região).