Na Petrobras, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende retomada da produção de fertilizantes

15/08/2023 10h30 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ao lado do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ao lado do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.Créditos: Divulgação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ao lado do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta segunda-feira, 14, de uma reunião com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, além de executivos da companhia e outros parlamentares paranaenses. A pauta do encontro, realizado na refinaria da estatal em Araucária, foi a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), que foi rebatizada de Araucária Nitrogenados S.A (ANSA).

Fechada em 2020, a unidade respondia por 30% da produção da ureia e amônia utilizadas pelo setor agrícola brasileiro. “A retomada da produção de fertilizantes pela subsidiária da Petrobras é de interesse público e defendemos que isso ocorra no menor prazo possível. É preciso corrigir um erro do governo passado que causou tanto prejuízo para a nossa agricultura”, afirmou Romanelli.

Segundo Romanelli, a reativação da Fafen é essencial para a agroeconomia do Paraná e para a agricultura do Brasil. “O Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes que usamos. Somos dependentes da Rússia, que abriu guerra contra a Ucrânia, e isto causou instabilidade de preços e insegurança nas entregas”, afirmou. “Temos que ter opções para garantir o abastecimento doméstico e nos manter entre os maiores produtores agrícolas do mundo”.

Além de ureia e amônia, a Fafen também entregava 65% do ARLA 32 utilizado no País. Trata-se de um aditivo para o diesel que ajuda a reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa. “Agora, há uma abertura de diálogo com a direção da Petrobras, que sinaliza com a possibilidade de reabertura da Fafen. Além do ganho econômico para o Paraná e o Brasil, também podem ser reabertos 1000 postos de trabalho”, considerou Romanelli.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação