Neurologista será homenageado como Cidadão Benemérito

06/06/2023 18h04 | por Assessoria Parlamentar
O projeto de lei foi apresentado pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).

O projeto de lei foi apresentado pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O projeto de lei foi apresentado pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).

O projeto de lei foi apresentado pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O projeto de lei foi apresentado pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).

Por sua expressiva contribuição para a medicina, o médico neurologista Ricardo Ramina deverá receber o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, a partir de projeto de lei apresentado pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD), na Assembleia Legislativa, aprovado nesta terça-feira (6), em primeira discussão, por 37 votos favoráveis. O profissional se transformou em referência internacional em neurocirurgia, sendo responsável pelo desenvolvimento de inúmeras técnicas de cirurgia cerebral utilizadas mundo afora.

O curitibano é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1970-1975), com residência médica em neurocirurgia na Alemanha; especialista em Neurocirurgia pelas Sociedades Brasileira e Alemã de Neurocirurgia, mestre em Medicina (clínica cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1988); e doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2002).

Internacional

Também tem um currículo internacional dos mais respeitáveis, segundo os autores do projeto. Foi nomeado médico-chefe e representante do Diretor do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Hannover – Alemanha; recebeu o título de Professor de Neurocirurgia ad hoc da Universidade de Washington, nos Estados Unidos e professor do curso de Pós-Graduação em Cirurgia da PUC-PR e de Neurocirurgia da Universidade de Concepción, Chile. Também foi responsável pelo setor de cirurgia da base de crânio da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia, onde ocupa a cadeira de patrono número dois.

Respondendo pelo serviço de neurocirurgia do Instituto de Neurologia de Curitiba – INC e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBC, o médico também responsável por avaliar os neurocirurgiões em formação no Brasil. Também faz parte do serviço de aperfeiçoamento e residência médica em Neurocirurgia da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia - WFNS.

Como profissional, introduziu várias técnicas pioneiras em neurocirurgia no Brasil e na América Latina, entre elas a cirurgia da base do crânio, a monitoração intraoperatória, a revascularização cerebral, a ressonância intraoperatória, a cirurgia de descompressão vascular para neuralgia do trigêmeo e espasmos hemifaciais, e a utilização de um corante (5-ALA) em cirurgias de tumores cerebrais.

Trabalhos

O futuro homenageado pela Assembleia também já publicou 214 trabalhos científicos em revistas científicas nacionais e internacionais, mais como autor e editor nove livros de neurocirurgia, além de ter ministrado mais de 600 conferências em congressos, reuniões e simpósios nacionais e internacionais, muitas vezes como convidado de honra desses congressos.

Ramina obteve reconhecimento internacional, tendo recebido de inúmeras sociedades de neurocirurgia de vários países homenagens, prêmios e títulos de membro honorário por suas contribuições na especialidade de neurocirurgia.

Em Curitiba, fundou a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Base do Crânio; idealizador e o Centro de Diagnóstico de Imagem do Paraná – Cedip; e idealizador e fundador do Instituto de Neurologia de Curitiba - INC, tendo implantado, por exemplo, de maneira pioneira, o Serviço de Radiocirurgia por Gamma-knife, que permite tratar várias doenças neurológicas sem a necessidade de uma cirurgia aberta, e o programa “INC-Kids”, dirigido ao tratamento cirúrgico gratuito de crianças pobres com tumores cerebrais.

Contribuição

Ramina já recebeu homenagens da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (2009) e da Câmara Municipal de Curitiba (2022). Em 2012, recebeu do Governo do Estado do Maranhão a Ordem do Mérito da Saúde Pública, com o grau de “cavaleiro”; e, por fim, em 2016, recebeu do Governo Governo do Estado do Paraná a Ordem do Pinheiro, grau Comendador, e o título de Médico Destaque do Ano de 2016 pela Academia Paranaense de Medicina.

Destacam Curi e Cloara, ao justificar ainda o projeto que, “analisando a trajetória e a forte contribuição para o desenvolvimento da Medicina, principalmente no Estado do Paraná, Renato Ramina faz jus ao título de Cidadão Benemérito do Paraná”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação