Nílson Monteiro está no programa da Rádio Assembleia desta quarta (5)

05/09/2018 16h24 | por Cláudia Ribeiro e Odilon Araújo
Podcast
Olá pra vc!

O programa da Rádio Assembleia começa agora.

E hoje vc confere:

Saiba como limpar seu nome pela internet;

Saiba mais sobre como cuidar do seu pet de graça

Curiosidade: Vc já foi ou passou por uma rua ou  por uma praça  Generoso Marques, em Curitiba ou no interior?  Pois aqui vc fica sabendo quem foi esse personagem da nossa história.

Uma Medida provisória que está dando o que falar também é notícia aqui no programa;

As cidades e seus cúmplices. Esse o tema da nossa entrevista de hoje.

É agora....

(sobe som))

Você é daquelas pessoas que já precisou renegociar dívidas? Até agora o sistema era um pouco burocrático, não é? Pois a Serasa, empresa  que faz  análises e informações para decisões de crédito,  acaba de lançar  uma nova ferramenta para facilitar a quitação de dívidas de forma  rápida e eficiente. É o aplicativo “Serasa Consumidor”, que agora disponibiliza o espaço “Serasa Limpa Nome”, para negociação digital.

Com a união entre a ferramenta e empresas parceiras, como bancos e empresas de varejo, a plataforma permite atender, de graça, 27 milhões de pessoas com dívidas e cm capacidade para  a negociação diretamente pelo celular ou computador, sem a necessidade do usuário se  deslocar para fazer  o pagamento.

Em todo o país, de acordo com dados da Experian, são mais de 61 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. Para ter acesso ao serviço é só baixar o aplicativo “Serasa Consumidor”.

(sobe som))

ODILON - AGORA VAMOS FALAR DE UMA AÇÃO BEM LEGAL E CIDADÃ QUE VEM SENDO REALIZADA NUMA PARCERIA ENTRE OS RESiDENTES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFPR E A REDE DE PROTEÇÃO ANIMAL DA PREFEITURA DE CURITIBA. É O ATENDIMENTO GRATUITO EM CÃES E GATOS DA CAPITAL.

 

CLÁUDIA - DESDE O FIM DE JULHO - JÁ FORAM REALIZADOS COM ESSA PARCERIA 1.285 AVALIAÇÕES GRATUITAS EM CAES E GATOS PELA CIDADE DE CURITIBA. AS ATIVIDADES SE CONCENTRARAM EM LOCAIS COMO A RUA DA CIDADANIA DO TATUQUARA, A VILA 29 DE OUTURBRO NA CACHIMBA E A VILA VERDE, NA CIDADE INDUSTRIAL.

 

ODILON - ESTÃO PREVISTOS NESSES ATENDIMENTOS EXAMES CLÍNICOS BÁSICOS, VACINAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO DE VERMÍFUGOS, ANTIPULGAS E SARNICIDAS E CADASTRAMENTO PARA O PROGRAMA MUNICIPAL DE CASTRAÇÃO GRATUITA NA PREFEITURA.

 

CLÁUDIA – A PREFEITURA EXPLICA QUE ESSA É UMA TENTATIVA DE GARANTIR MAIS SAÚDE AOS ANIMAIS DE TANTAS COMUNIDADES  QUE NÃO TERIAM COMO PAGAR POR ESSE ATENDIMENTO DE FORMA PARTICULAR. EM TODAS AS AÇÕES OS RESIDENTES QUE ATUAM ESTÃO ACOMPANHADOS POR PROFESSORES E POR MÉDICOS VETERINÁRIOS DA PRÓPRIA PREFEITURA.

(sobe som))

ODILON –

CLÁUDIA RIBIEIRO, MEUS CAROS OUVINTES, VOCÊS SABIAM QUE NESSA HISTÓRIA DO PARANÁ UM FATO POLÍTICO MUITO IMPORTANTE DO NOSSO PAÍS LEVOU UM DEPUTADO ESTADUAL A ASSUMIR O GOVERNO DO ESTADO?

CLÁUDIA -

- É, ODILON, SÃO ALGUMAS CURIOSIDADES DA NOSSA HISTÓRIA,  QUE A GENTE COMEÇA A TRAZER PARA VOCÊS AQUI NA RÁDIO ASSEMBLEIA. E ESSE DEPUTADO FOI NADA MENOS DO QUE O POLÍTICO GENEROSO MARQUES – AQUELE QUE DÁ NOME À PRAÇA – NO CENTRO DE CURITIBA E TAMBÉM A TANTAS OUTRAS RUAS E PRAÇAS PELO NOSSO ESTADO.

 

ODILON –

MUITO BEM, VAMOS À HISTÓRIA: AINDA NO BRASIL IMPÉRIO, GENEROSO MARQUES, DE TRADICIONAL FAMÍLIA CURITIBANA E RECÉM FORMADO EM DIREITO PELA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO – COMEÇOU A EXERCER SEUS MANDATOS COMO DEPUTADO PROVINCIAL. ERA TIDO COMO UMA DAS LIDERANÇAS DO ENTÃO PARTIDO LIBERAL.

POIS, ELE TINHA SIDO O DEPUTADO PARANAENSE O ESCOLHIDO PARA REPERSENTAR O ESTADO EM UM CONGRESSO QUE ACONTECERIA NA CAPITAL, O RIO DE JANEIRO. AO CHEGAR EM PARANAGUÁ, NO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1.889, POUCO ANTES DO EMBARQUE NUM LUXUOSO NAVIO QUE O LEVARIA PARA AS TERRAS DA GUANABARA RECEBEU A NOTÍCIA DE QUE O IMPÉRIO TINHA CAÍDO. QUE O IMPÉRIO DARIA LUGAR Á REPÚBLICA E SOUBE ALI  NO PORTO QUE A FAMÍLIA REAL SERIA LOGO EMBARCADA PARA O EXÍLIO, LONGE DO BRASIL.

 

CLÁUDIA –

DIANTE DA MUDANÇA NOS VENTOS, ELE NEM EMBARCOU. TOMOU O TREM DE VOLTA A CURITIBA E TESTEMUNHOU OS FESTEJOS DOS REPUBLICANOS AQUI EM NOSSA CAPITAL A OUTRO REPRESENTANTE DE PESO NA VIDA PÚBLICA PARANAENSE, VICENTE MACHADO.

 

ODILON –

O MANDATO DO ENTÃO DEPUTADO NO REGIME MONÁRQUICO FOI CASSADO – COMO O DE TODOS OS OUTROS QUE TINHAM O PODER NAQUELES DIAS, MAS A ANISTIA VEIO LOGO EM SEGUIDA.  OS QUE ANTES ERAM MONARQUISTAS E QUE SE CONVERTERAM REPUBLICANOS SEGUIRAM EM DESTAQUE. EM 1891, GENEROSO MARQUES FOI ELEITO PARA O CONGRESSO LEGISLATIVO – CONGRESSO QUE APROVARIA MAIS TARDE A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA DO PARANÁ. ELE FOI O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E EM SEGUIDA FOI NOMEADO O GOVERNADOR DO ESTADO.

 

CLÁUDIA –

MAS DEFINITIVAMENTE NÃO ERAM TEMPOS DE TRANQULIDADE AQUELES. COM MENOS SEIS MESES DE MANDATO, EM NOVEMBRO DE 1891, GENEROSO MARQUES FOI DEPOSTO DO CARGO. ISSO PORQUE, MARECHAL FLORIANO HAVIA ASSUMIDO A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA EM LUGAR DO OUTRO MARECHAL, O DEODORO DA FONSECA. QUEM SEGUIA MARECHAL DEODORO, ENTÃO, FOI DEPOSTO.

 

ODILON –

ANOS DEPOIS – EM 1.894 – O EX DEPUTADO GENEROSO MARQUES FOI EXILADO DO BRASIL ACUSADO DE APOIAR A REVOLUÇÃO FEDERALISTA E OS HOMENS DE GUMERCINDO SARAIVA. MAIS TARDE AINDA VEIO OUTRA ANISTIA E ELE EXERCEU MANDATOS COMO SENADOR. EM 1.928, COM A MORTE DO EX DEPUTADO E EX GOVERNADOR – A PRAÇA MUNICIPAL – BEM NO CENTRO DE CURITIBA PASSOU A CHAMAR-SE PRAÇA GENEROSO MARQUES.

 

CLÁUDIA – COM SEUS CASARÕES HISTÓRICOS E O BELÍSSIMO PAÇO DA LIBERDADE – RECENTEMENTE RESTAURADO – A PRAÇA ATÉ HOJE CONSERVA UM POUCO DAQUELA ATMOSFERA EM QUE GENEROSO MARQUES E VICENTE MACHADO DISPUTAVAM ESPAÇOS NA VIDA POLÍTICA DOS PARANAENSES.

Mais detalhes sobre essa história, vc encontra no site da Assembleia Legislativa, o www.alep,pr,gov.br, na reportagem do nosso colega, Wanderlei Rebelo.

(sobe som))

Tramita no Congresso Nacional uma Medida Provisória de número 844/18, que reformula o marco legal do setor de saneamento básico. A principal mudança na legislação é a previsão de que a Agência Nacional de Águas (ANA) atuará como reguladora dos serviços públicos de saneamento básico, que abrange as atividades de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

O objetivo da medida, segundo o governo, é padronizar o setor, mas  sindicatos que representam  trabalhadores do setor estão preocupados e são contrários à MP.  Gerti José Nunes - Diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (SAEMAC) participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa na segunda-feira pedindo o apoio dos deputados para que a MP não seja aprovada, porque acredita que haverá uma privatização do saneamento, prejudicando os municípios menores. Vamos ouvir o que ele disse:

(Sonora)

Eles estão temerosos,  porque a  medida provisória prevê por exemplo, que os recursos públicos federais para o setor somente serão disponibilizados aos estados, prefeituras que obedecerem às normas regulatórias emitidas pela  ANA.  A única exceção é para os investimentos federais em áreas rurais, comunidades tradicionais e áreas indígenas.

O governo alega que as mudanças propostas na MP 844/18 contribuirão para melhorar os indicadores nacionais de saneamento urbano. Apesar de ser a nona maior economia do mundo, o Brasil ocupa apenas a posição de número 123 no ranking mundial do saneamento.

(sobe som))

Quem participa do programa com a gente hoje é o jornalista,   escritor, e membro da Academia Paranaense de letras, Nilson Monteiro, que está lançando o décimo terceiro  livro e terceiro de crônicas, “As cidades e seus cúmplices”.

Seja bem-vindo.

Nílson você é do interior de São Paulo, já morou em Londrina, e vive em Curitiba há muitos anos. Imagino que estas cidades estão no livro?

(sonora)

Fale um pouco dos “cúmplices” que dão título ao livro?

(sonora)

Você tem uma boa definição para Curitiba no livro, que é “sedutora”. Por quê?

 “Meio polaca, meio índia, meio europeia, meio negra, meio metropolitana, meio aldeia, meio sagaz, mistura de raças, culturas, falares, Babel do avesso cortada por carroções de madeira, sulcos na terra, e a loucura dos neons”.

Dizem os críticos do seu livro, que ele vai além de crônica. Que é pura poesia. Como é escrever crônica de forma poética?   

(sonora)

o escritor Marco Cremasco, escreveu na apresentação: "Jornalista e escritor de coração inflamado, Nilson Monteiro nos apresenta sua obra baseada nas cidades em que viveu, revelando-nos que 'as cidades são pessoas.' Isso mesmo?

(sonora)

O lançamento vai ser no dia 10 de setembro, a partir das 19h, na sala Miguel Bakun da Secretaria de Cultura.

Livros dele: “Curitiba vista por um pé vermelho” (1992) “Pequena Casa de Jornal” (2001), “Simples” (1984, poesias), “Mugido de Trem” (2013, romance) e “Livro Aberto” (história da Biblioteca Pública do Paraná. 2018).  integra o time da Academia Paranaense de Letras.

ODILON –

BOM CLÁUDIA – NESTA PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO QUE É TAMBÉM A NOSSA SEMANA DA PÁTRIA, VIVEMOS DIAS DE LUTO NO BRASIL, NÃO É MESMO. A POPULAÇÃO DO PAÍS INTEIRO ACOMPANHOU EM CHOQUE, O INCÊNDIO E A DESTRUIÇÃO INCÊNDIO QUASE QUE TOTAL DO 

MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. UM PATRIMÔNIO RIQUÍSSIMO, MAS QUE HÁ MUITOS ANOS NÃO RECEBIA OS CUIDADOS QUE TANTO MERECIA.

 

CLÁUDIA -

DENTRO DO PALÁCIO DE SÃO CRISTÓVÃO, ERGUIDO POR DOM JOÃO SEXTO NA QUINTA DA BOA VISTA DESAPARECERAM NO FOGO, CAPÍTULOS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO BRASIL. NA VERDADE, PERDEMOS MUITO MAIS DO QUE ISSO: COLEÇÕES DE BOTÂNICA, UMA RIQUÍSSIMA BIBLIOTECA, FÓSSEIS DE VÁRIOS DINOSSAUROS QUE HABITARAM O CONTINENTE AMERICANO. A LISTA É IMENSA.

 

ODILON -

MUITO BEM – NESSES DIAS DE TRISTEZA PARA A HISTÓRIA DO PAÍS, UMA PARTE DA COMUNIDADE ENVOLVIDA COM O MUSEU PARANAENSE AQUI EM CURITIBA VEM FAZENDO UM CHAMADO SUPER SIMPÁTICO ÀS PESSOAS PELAS REDES SOCIAIS. ESSA COMUNIDADE DE ADMIRADORES, DE APRECIADORES DO MUSEU PARANAENSE DECIDIU CONVIDAR OS CURITIBANOS, OS PARANAENSES E TURISTAS A VISITAR O MUSEU QUE CONTA A NOSSA HISTÓRIA DO PARANÁ.

 

CLÁUDIA - O MUSEU PARANAENSE FOI INAUGURADO EM 25 DE SETEMBRO DE 1.876. NUM LUGAR QUE ERA CHAMADO DE LARGO DA FONTE, LOCALIZADO ONDE HOJE ESTÁ A PRAÇA ZACHARIAS. FOI IDEALIZADO POR ERMELINO DE LEÃO E JOSÉ CANDIDO MURICI. HOJE O ACERVO DO MUSEU CONTA COM  400 MIL ITENS. HÁ ARMAS, PEÇAS INDÍGENAS, ROUPAS DE ÉPOCA, FARDAS MILITARES, OBRAS DE ARTE. HÁ AINDA DIVERSAS ESPÉCIES DE MOEDAS, MAPAS, PORCELANAS, PINTURAS EM DIVERSAS TÉCNICAS....

 

ODILON - ENTÃO SE VOCÊ NÃO CONHECE – EXPERIMENTE VIVER ESSA EXPERIÊNCIA: CONHEÇA O MUSEU PARANAENSE QUE ESTÁ LOCALIZADO NA RUA KELLERS, NÚMERO 289, NO ALTO SÃO FRANCISCO. O MUSEU ESTÁ ABERTO DE TERÇA A SEXTA FEIRA, DAS 9 DA MANHÃ ÁS 6 DA TARDE. AOS SÁBADO E DOMINGOS O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO É DAS 10 DA MANHÃ, ÀS 4 DA TARDE. E A ENTRADA DE GRAÇA!!

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação