No Dia da Síndrome de Down, deputados contratam portadores para o trabalho no Legislativo

21/03/2022 17h13 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O Dia Nacional e Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down é marcado por pronunciamentos e contratações na Assembleia Legislativa do Paraná.

O Dia Nacional e Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down é marcado por pronunciamentos e contratações na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O Dia Nacional e Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down é marcado por pronunciamentos e contratações na Assembleia Legislativa do Paraná.

Entrar no mercado de trabalho ainda representa um desafio enorme para os portadores de Síndrome de Down. Foi para falar sobre o tema que os deputados Pedro Paulo Bazana (PV) e Michele Caputo (PSDB) convidaram a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down, Noêmia da Silva Cavalheiro para o horário do grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (21), Dia Internacional, Nacional e Estadual da Síndrome de Down. No estado, esta também é a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down. E uma dessas ações marcou a data, que foi escolhida justamente por lembrar que os portadores carregam três cromossomos de número 21, em vez de dois, como as demais pessoas. Só nesta segunda-feira, três portadores de Síndrome de Down garantiram vagas na própria Assembleia. Karina Gouvea, foi a primeira nomeada e vai trabalhar com o deputado Bazana; Carlos Eduardo Cavalheiro, vai trabalhar no gabinete da Presidência e Mayara Dias Carvalho, no gabinete do deputado Michele.  Segundo Noêmia, uma vitória para os portadores e famílias.

(Sonora) 

Ao lado do presidente Traiano, Carlos Eduardo, o Dudu era só satisfação.  Ele já trabalhou em outros lugares antes e agora vai viver uma experiência totalmente nova.

(Sonoras)

Bazana diz que espera que, com o exemplo da Assembleia, outros órgãos e instituições de Estado sejam estimulados a contratarem esse público.

(Sonora)

No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, segundo o IBGE, entre estes os portadores da Síndrome de Down. O deputado Michele lembra que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição e ele espera que mais parlamentares também sigam o exemplo.

(Sonora)

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação