Para celebrar o dia dos namorados, a Escola do Legislativo da Assembleia convidou o médico ginecologista, obstetra, especialista em obesidade e em bem estar, Ismael lago para fazer uma palestra sobre “Dinâmica dos Relacionamentos”. Esta é a segunda vez que ele vem até a Casa e mais uma vez lotou o Plenarinho na manhã desta segunda-feira (12). Na plateia, a maioria do público era formada por mulheres, quem o palestrante chamou de responsáveis pelo “equilíbrio da relação”.
A coordenadora pedagógica da Escola, Roberta Picussa diz que uma nova palestra do dr. Ismael foi um pedido dos servidores e que vai além dos relacionamentos homem-mulher.
(Sonora)
Dr. Ismael explicou a origem dos problemas dos relacionamentos, afirmando que entre as principais causas estão a confusão que se faz entre paixão e amor; a falta de diálogo, a falta de respeito às diferenças; E ele fala com propriedade de quem tem um casamento de mais de 60 anos.
Apontou também alguns erros que considera cruciais cometidos por homens e mulheres: achar que o outro nos pertence, tentar mudar esse outro, dizer palavras ofensivas....
E deu dicas para o casal manter o relacionamento: por exemplo, o homem ouvir a mulher, que tem necessidade de falar, manter a vida sexual em dia, dizer palavras de estímulo, trocar carícias, abraços, aperto de mãos, o que, segundo o palestrante são, acredite, rejuvenescedores.
(Sonora)
Durante uma hora, o público ouviu ainda que a fé é fundamental para a existência do homem. Citando passagens bíblicas, falou de perdão, de resignação, humildade e gratidão a Deus.
Com muito bom humor, lembrou a importância do respeito, da gentileza, da ternura, da admiração e da fidelidade existencial. E finalizou desejando a todos que saíssem da palestra com vontade de amar.
E aproveitou para deixar uma mensagem aos casais neste dia dos namorados.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.