Nota Política – Deputado Francisco Bührer

13/09/2007 15h10 | por
Promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Paraná e Conselho Paranaense de Direitos Humanos, o 1º Seminário Estadual marcado para o próximo dia 21 de setembro, na Assembléia Legislativa, é um evento que já está causando grande repercussão entre as entidades que trabalham com direitos humanos no Estado, instituições governamentais e comunidade acadêmica.Tal expectativa é gerada em virtude do foco do seminário, o qual estará apresentando o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, elaborado pelo Governo Federal, através dos ministérios da Educação, Justiça e Secretaria Especial de Direitos Humanos.Segundo os articuladores estaduais, o Paraná é um dos poucos estados brasileiros que ainda não adotou o Plano e que não possui um Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. No sul do país, por exemplo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já implantaram o PNDH e ambos possuem seus comitês estaduais.Para o deputado Francisco Bührer, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, a oportunidade do Estado estar discutindo a implantação do Plano é muito oportuna. “O fato do Paraná não ter ainda absorvido o Plano não significa que não tenhamos ações, muito pelo contrário, temos sim muitos trabalhos na área de direitos humanos em nosso Estado, desenvolvidos pelo Governo e pela sociedade. O que faltava era unir todas estas forças, o que agora estamos conseguindo, e a realização do Seminário significa isso”.O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos é um instrumento norteador de ações que trabalha em cinco eixos educacionais: Educação Básica, Educação Superior, Educação Não-Formal, Educação dos Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança e Educação e Mídia, e na realização deste 1º Seminário, estarão presentes como palestrantes dois ícones nacionais do assunto, os doutores Erasto Fortes Mendonça, Coordenador Nacional de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Doutor em Educação e a Profesora, Mestre em Direito e Doutora em Filosofia, Vera Karam de Chueiri, da Universidade Federal do Paraná.A realização do Seminário está recebendo apoio do Governo do Estado, através das secretarias da Justiça e da Criança e da Juventude, Universidades Tuiuti, Governo Federal, Conselho Regional de Psicologia e entidades civis ligadas aos Direitos Humanos como a AMISRAEL e IDDEHA.Para os interessados em maiores informações sobre o Seminário, que acontece na próxima sexta-feira, 21 de setembro, a partir da 9hs na Assembléia Legislativa, os organizadores disponibilizaram uma home-page com o endereço www.copaedh.com.br.Programação: 9 h – ABERTURA E COMPOSIÇÃO DA MESA9 h - Apresentação Cultural – IDDEHA10 h – APRESENTAÇÃO DO PNEDH – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – Com o Professor Erasto Fortes Mendonça, da Secretaria Especial de Direitos Humanos12 h – Intervalo para Almoço14 h – Articuladores Paranaenses na construção do PNEDH – Professora VERA KARAM – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ15 h - A Articulação Social para a Formação dos Comitês Estaduais16 h – Formação do Grupo PRO-COMITE PARANAENSE17 h – ENCERRAMENTO Palestrantes:Erasto Fortes MendonçaPossui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1982) , mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Políticas de Educação e Sistemas Educacionais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Gestão democrática, Escolas públicas, Sistemas de ensino, Administração escolar e Patrimonialismo. Vera Karam de ChueiriGraduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Filosofia pela New School for Social Research (2000) e doutorado em Filosofia pela New School for Social Research (2004). Atualmente é colaboradora do Tribunal de Ética da OAB/PR e professora adjunta de direito constitucional do departamento de direito público da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Filosofia do Direito atuando principalmente nos seguintes temas: poder constituinte, estado de exceção, constitucionalismo e democracia, direitos humanos, direito e literatura e direito e desconstrução.