Notas Políticas da Assembléia Legislativa

20/04/2005 18h55 | por Flávia Prazeres e Carlos Souza
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 20/04/2005Jornalista: Flávia Prazeres e Carlos SouzaCIDADÃO HONORÁRIOO deputado César Seleme (PP) recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Rancho Alegre. O título foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Koch. O deputado recebeu o título devido aos serviços prestados à comunidade do município, com a implantação de poço artesiano, melhorias na malha viária e na rede educacional. O evento contou com a presença do prefeito Dalvo Lúcio Moreira (PMDB), do ex-prefeito Antonio Pinesso e de lideranças locais.HOMENAGEMO deputado Ângelo Vanhoni (PT) apresentou requerimento parabenizando a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Grupo Fato no dia 29 de março, em homenagem ao aniversário de Curitiba. Para o deputado o trabalho desenvolvido por ambos é de importante ação cultural e merece o reconhecimento da população paranaense.ISENÇÃO DE ICMSA líder do PP, deputada Cida Borghetti pretende através de projeto de lei de sua autoria conceder isenção de ICMS para a aquisição de veículos zero Km. A medida é apenas para pais de pessoas com deficiência motora e mental. LITORAL PARANAENSEO deputado Ângelo Vanhoni (PT) convidou à Assembléia Legislativa o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur. O deputado pretende com a presença do secretário atualizar as informações referentes à situação e as políticas governamentais adotadas para os municípios do litoral paranaense, em relação à infra-estrutura, saneamento, geração de renda e meio ambiente.INFORMAÇÕESO deputado Ademar Traiano (PSDB) requereu ao secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmerman informações a respeito de todos os convênios firmados e todas as concorrências públicas desde 1º de janeiro de 2003.CURSO DE TEOLOGIAPor proposição do deputado Barbosa Neto (PDT), a Assembléia Legislativa aprovou nesta terça-feira (19) a inclusão do curso de Teologia nas instituições de ensino superior do Estado do Paraná. Como a Casa não tem autonomia própria para legislar sobre o assunto, a indicação só pode ser feita por meio de proposição, cabendo ao governo estadual aceitar ou não.OPOSIÇÃO COBRA INFORMAÇÕESA bancada de oposição na Assembléia Legislativa continua cobrando informações do Secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, e do diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Rogério Tissot, quanto aos processos licitatórios que têm por objetivo a restauração, conservação e a manutenção das rodovias estaduais. “Ao todo, fizemos oitos questionamentos quanto às licitações realizadas pelo governo estadual a partir de 1º de janeiro de 2003. Pois, conforme algumas denuncias que nos foram repassadas, há indícios de que as algumas licitações foram direcionadas. No entanto, já faz 30 dias e nenhuma informação nos foi prestada”, afirmou o deputado Valdir Rossoni, líder da Oposição.CCJ DISCUTE PROJETOSA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é presidida pelo deputado Durval Amaral (PFL), deu parecer favorável a seis projetos de lei, 15 vetos e seis projetos de utilidade pública, no último encontro da Comissão, que ocorreu no dia 19 de abril. A CCJ também deu parecer contrário a outros três vetos, adiou a votação de cinco projetos,e devolveu um projeto para reformulação. Também foi pedido vistas de um único projeto.