O dia na Assembleia Legislativa do Paraná

10/02/2020 19h24 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná.

Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

O podcast com o que foi notícia na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020, está no ar.

- Secretário-chefe da Casa Civil entrega pessoalmente ao presidente da Assembleia as primeiras mensagens do ano do Governo do estado;

- Homenagens: artista maringaense recebe título de cidadania;

- Desembargador gaúcho também é homenageado com título.

- No Plenário, parlamentares analisam nove projetos de lei, entre eles, a preferência para mulheres vítimas de violência em cursos de capacitação.

Tudo isso a partir de agora:

O secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), um conjunto de mensagens do Governo contendo projetos que, segundo o secretário, visam dar mais celeridade e transparência a condução do governo do Estado.

Esses projetos, as primeiras mensagens do Governo do ano de 2020, dão início à agenda legislativa. Ele adiantou que entre os projetos estão a "lei que regulamenta a fiscalização por vídeo-monitoramento e a lei que simplifica a cobrança de dívidas do Estado.

Para Traiano, que recebeu as mensagens ao lado do 1º secretário Luiz Cláudio Romanelli (PSB), a entrega das mensagens em mãos demonstra “um sinal de respeito à Assembleia e a todos os deputados. Um atestado da boa convivência entre o Executivo e o Legislativo.

(sobe som))

A tarde também foi de homenagens. Primeiro, no Salão Nobre, foi a vez da entrega do título de Cidadão Benemérito do Paraná a um dos mais importantes representantes da arte contemporânea nacional: o artista maringaense Paolo Ridolfi.

A iniciativa foi da deputada Maria Victoria (PP). A homenagem aconteceu paralelamente à abertura de uma exposição de obras do artista, que vai permanecer em cartaz até o dia 20 de fevereiro. A mostra é aberta à população e esta é a primeira vez que o Salão Nobre recebe uma mostra, como conta o 1           ] secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli.

(sonora).

O artista plástico tem no currículo uma série de exposições e mostras nos principais espaços, galerias e museus do estado e do Brasil. Suas obras também integram coleções de prestígio, como as do Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e a Marcantônio Vilaça, como destaca Maria Victoria.

(Sonora)

Paolo Ridolfi nasceu em Maringá em 1962, município onde  ainda mora. De certa forma, o artista atribui à cidade e ao Paraná como grandes influências de sua obra. Ele ficou sensibilizado com o título.

(sonora)

Outra personalidade que recebeu homenagem dos deputados nesta segunda-feira, foi o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que agora é cidadão honorário do Paraná. O título é concedido a pessoas que não são nascidas no estado. Ele é de Porto Alegre (RS) e assumiu a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 2017, permanecendo na função até 2019.

Quem entregou o título a Thompson Flores foi o deputado Ricardo Arruda (PSL), graças à aprovação de uma lei por unanimidade pelos parlamentares.  De acordo com o projeto de lei do deputado Ricardo Arruda, o desembargador “tem reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, relevantes serviços prestados ao nosso estado e contribuição significativa aos paranaenses, julgando os casos da Operação Lava Jato”.

Vamos ouvir o que o desembargador disse sobre a homenagem

(sonora)

Durante a sessão plenária, entre os projetos aprovados, estava um de iniciativa da deputada Cristina Silvestri (Cidadania), que propõe a preferência de vagas em cursos de qualificação técnica e profissional às mulheres que foram vítimas de violência doméstica e familiar.

Amanhã a gente volta com mais notícias da Assembleia Legislativa do Paraná. Até lá.