O médico Nobuaqui Hasegawa agora é Cidadão Honorário do Paraná

13/06/2016 16h38 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Ricardo da Guia Rosa.

Deputado Tercílio Turini (PPS) entrega o título de Cidadão Honorário do Paraná ao médico Nobuqui Hasegawa.Créditos: Claudio Nonaca

Familiares, médicos, diversas autoridades de Londrina e região participaram na última sexta-feira (10) da sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná ao médico oftalmologista Nobuaqui Hasegawa, por proposição do deputado Tercilio Turini (PPS) e aprovação unânime no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do Governo, presidiu a cerimônia na sede da Associação Médica de Londrina.
Compareceram o secretário de Saúde de Londrina, Gilberto Martin, representando o prefeito Alexandre Kireeff; o vereador Roberto Kanashiro, representando a Câmara Municipal de Londrina; o presidente da Associação Médica, Antonio Caetano de Paula; o promotor dos Direitos Constitucionais e Saúde Pública, Paulo Tavares; dirigentes do Conselho Regional de Medicina, Unimed, OAB, Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital da Zona Sul; o prefeito de Santa Mariana, Jorge Nunes, acompanhado do vice Bolinha; o ex-deputado Luiz Eduardo Cheida, entre outros.
O homenageado contou um pouco da sua trajetória e enfatizou o seu “ideal humanista e a preocupação em levar os avanços da medicina para todos, independentemente de classe social”. Em 1991, Nobuaqui Hasegawa começou a formatar o seu grande projeto de vida, com a fundação do Hoftalon. Os números confirmam o alcance social do trabalho desenvolvido pelo hospital: em 2015, dos 350 mil procedimentos entre consultas, exames diagnósticos e de imagem, cirurgias, tratamentos e internamentos, 95% foram pelo SUS. Das 139 mil consultas, 119 mil atenderam pacientes do sistema público de saúde. Nobuaqui Hasegawa agradeceu à família, especialmente a esposa Regina, ao corpo clínico e demais funcionários do Hoftalon “pela confiança e suporte na realização do trabalho”.
No seu pronunciamento, o deputado Tercílio Turini ressaltou que a atuação do doutor Hasegawa “é um exemplo, por conciliar sensibilidade, valorizar o aspecto humanístico da medicina e implantar um centro especializado da mais alta qualidade”. Citou ainda que o Hoftalon coloca Londrina e o Paraná na vanguarda da oftalmologia do Brasil.