Obras de infraestrutura e investimentos em saúde estão entre as demandas de Irati Documentos elaborados pelo Poder Público e sociedade civil organizada fazem parte das ações da Assembleia Itinerante.

27/10/2023 11h04 | por Thiago Alonso
A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a aproximação do cidadão com os parlamentares, realizou sessão especial em Irati nesta quinta-feira (26) para receber reivindicações da região. Os parlamentares deixam o município do Sudeste do Estado trazendo ao Poder Legislativo uma série de demandas, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Os documentos são assinados por prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe, associações e membros da sociedade civil organizada.

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli (Sem Partido). Além de parlamentares, o evento reuniu prefeitos, vereadores, representantes de entidades da sociedade civil organizada e da população.

Uma das principais reinvindicações da região, a destinação de recursos para a Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati, foi anunciada durante a solenidade. O governo estadual, por meio do secretário da Saúde, Beto Preto, divulgou a liberação de R$ 4,8 milhões para serviços de atendimento na Unidade.

De acordo com o deputado Alexandre Curi, a resposta do Poder Executivo demonstra a mobilização dos parlamentares por meio da Assembleia Itinerante. "Tivemos o anúncio do início do atendimento na Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati, conseguido ao lado de outros deputados junto ao governo do Estado. Serão 100 atendimentos para Irati e região, evitando que as pessoas precisem se deslocar até Curitiba. É uma vitória para a região", comemorou.

O secretário Beto Preto destacou a parceria do Poder Legislativo com o governo que permite a realização de investimento nos municípios. "É uma satisfação participar desta edição da Assembleia Itinerante. Viemos assinar esta ordem de serviço nesta sessão. Quero agradecer à Assembleia, que coloca o orçamento a disposição da saúde. Juntos com os deputados, estamos fazendo esta liberação para garantir o acesso ao serviço do Hospital Erasto Gaertner aqui em Irati”, disse.

Principais demandas

A prefeitura encaminhou à Assembleia uma série de demandas, entre elas a destinação de recursos para custeio do Complexo Social Cidade do Idoso, para a pavimentação dos bairros Rio Bonito/São Francisco e Riozinho, além do Condomínio Industrial Vila São João. A administração também solicita recursos para aquisição de equipamentos rodoviários, para construção de um barracão para o Projeto Gari, além de dois barracões para Centro de Tradições Willy Laars.

Na área de Serviços Urbanos e Rurais e Defesa Civil, o município solicita a destinação de retroescavadeira, caminhões basculantes, caminhão cavalo mecânico, motoniveladoras, rolos compactadores, caminhão comboio, camionetes e barco de alumínio. No Esporte, estão entre as demandas a destinação de um veículo e de uma van, além de recursos para reforma na cobertura do Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior e dos banheiros do Ginásio de Esportes Fortunato Colaço Vaz. Já para a Segurança Pública, a prefeitura pede viabilização de recursos financeiros para a aquisição de cinco viaturas para a Guarda Municipal. As demandas na área de Saneamento incluem duas novas redes coletoras de esgoto.

A Câmara de Vereadores do município solicita a viabilização para o transporte escolar de alunos das escolas públicas estaduais e municipais e para a ampliação do atendimento médico de pediatria na rede de saúde pública municipal. O órgão também pede disponibilização de recursos para a realização de exames de ressonância, endoscopia e colonoscopia; para aquisição de veículos, ambulância e equipamentos para a rede de saúde pública municipal; para construção de uma clínica multidisciplinar para atendimento de crianças.

Entre outras demandas da Câmara estão a destinação de recursos para aquisição de uma máquina retroescavadeira para compor a Patrulha Rural; recursos para a realização de pavimentação asfáltica da estrada municipal que liga dois distritos, além de recursos para execução de obras de pavimentação asfáltica integral das vias do bairro Engenheiro Gutierrez e para implantação do Projeto Meu Campinho, além da instalação de academia ao ar livre no Bairro Vila Raquel.

A Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (AMCESPAR) pede apoio para construção do Aeroporto Regional Wladislau Kasprzak, no município de Fernandes Pinheiro; o aumento do custeio do transporte escolar da rede estadual; uma maior participação do Estado no custeio do consorcio de especialidades; a construção do IML na cidade de Irati; um estudo de viabilidade e planejamento para que as indústrias possam se instalar nos municípios com menos de 100 mil habitantes; maior aporte no valor pago ao auxílio do transporte escolar aos municípios da Associação; a construção e reformas de quadras esportivas nas escolas estaduais; o apoio para a pavimentação da Rodovia BR-153, ligando Mallet, Rio Azul, Rebouças e Imbituva; e a criação da Delegacia da Mulher em um dos municípios que integram a região.

O órgão também solicita a construção de casas populares na área urbana e rural; a implantação de sinalização turística e portal turístico; criação de um programa de apoio para grupos de teatros; e a manutenção e investimentos nas estradas rurais.

Por meio da AMCESPAR, o município de Fernandes Pinheiro solicita permuta de terreno com edificação por quadra esportiva para escola do município. Já Inácio Martins quer a aquisição de um micro-ônibus para atendimento da Secretaria de Saúde. Mallet requer pavimentação de vias urbanas no município. Já Prudentópolis pede o repasse de recursos para o transporte escolar, além de investimentos em calçamento poliédrico na área rural.

Mais reivindicações

Na área de Assistência Social, o Provopar solicita a destinação de fraldas geriátricas. Já a Associação Santos Inocentes (Cidade da Criança) pede um trator cortador de grama. A Santa Casa de Irati reivindica recursos para custeio de um aparelho de mamografia, de um aparelho de ureterescopia e ressecção e de um tomógrafo de 16 canais. O asilo Santa Rita pede um veículo pick-up. Já a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati reivindica um veículo kombi, móveis planejados para bazar, matéria-prima para artesanato, recursos para contratação de um psicólogo, entre outros.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Irati e o Crea-PR demandam a criação de políticas estaduais para construções em baixo carbono e de proteção e defesa civil. Também consta o pedido da obra do Centro Cultural Denise Stoklos, a destinação de um veículo para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Irati, além de esforços para a Regulamentação do Fundo Estadual de Cultura do Paraná e apoio à regulamentação dos Fundos Municipais de Cultura, entre outros.

O Rotary requer a transferência de local da 41ª Delegacia da Polícia Civil de Irati e a instalação de um IML na cidade. Também estão entre as demandas a finalização das obras como a do Centro Cultural Denise Stoklos e do Ginásio Municipal José Richa; a melhoria no acostamento do perímetro urbano da BR-153; a instalação de industrias para valorização de mão-de- obra qualificada; o financiamento para o desenvolvimento do turismo rural e religioso na cidade de Irati. 

A Associação de Moradores Bacia Rio das Antas pede a resolução da tubulação da Sanepar no Rio das Antas, que formam barreiras para o escoamento da água, causando enchentes.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação