O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou na manhã desta quarta-feira (2) que a pasta, através do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), vai disponibilizar nove técnicos para dar apoio aos avicultores da microrregião dos municípios de Quitandinha, Piên, Mandirituba e Tijucas do Sul, que sofreram prejuízos após a falência do Frigorífico Diplomata, que mantinha abatedouros na região. O anúncio foi feito durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que debateu a cadeia produtiva do frango de corte na Região Metropolitana de Curitiba, organizada pelo Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, liderado pelo deputado Anibelli Neto (PMDB).
“Trata-se de um drama social que já ocorre há alguns anos. A empresa quebrou e deixou muitos avicultores com um grande problema nas mãos. Desde então, nós da Secretaria estamos procurando alternativas, como a busca de uma nova empresa frigorífica que queria investir na região e a oferta de culturas alternativas aos produtores, e esse segundo item é o que tem vingado, graças ao trabalho da Emater e de seus técnicos. E nesta semana vamos reforçar o quadro de profissionais nesta região específica com a chegada de novos profissionais, entre agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas”, anunciou o secretário.
Prejuízo – Durante a audiência avicultores dos municípios vizinhos de Curitiba falaram sobre os investimentos perdidos após a falência do frigorífico que adquiria toda a produção da microrregião. “Nos exigiram fazer investimentos pesados em infraestrutura, para aumentar a capacidade de criação para que a empresa pudesse abater um número grande de frangos por dia. Mas quando todos os avicultores terminaram de ampliar suas estruturas para atender essa demanda, a empresa quebrou e deixou todos na mão. O que nos restou foi partir para outras culturas, com o apoio do pessoal da Emater. Mas o prejuízo ainda permanece”, revelou o avicultor Luiz Carlos de Matos, que hoje trabalha com a criação de morangos na região de Mandirituba.
“Hoje escutamos o depoimento de vários produtores que se sentiram lesados, mas que acharam outras alternativas, com a cultura de outros produtos. E é isso que a audiência mostrou. A experiência de produtores que seguiram a vida cultivando outras culturas. O prejuízo por parte do frigorífico existe e isso a Justiça deve tratar. O objetivo do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar é oferecer aos produtores outras alternativas de produção para que continuem produzindo e gerando riqueza aos seus municípios e suas regiões”, concluiu Anibelli Neto.