Outubro Rosa é importante, mas instituições que atuam na prevenção do câncer de mama trabalham de janeiro a janeiro Simone Beck Ribeiro, presidente do Humsol – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, é a convidada desta semana do programa Assembleia Entrevista.

26/09/2022 16h28 | por Claudia Ribeiro
Simone Beck Ribeiro, presidente do Humsol – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, é a convidada desta semana do programa Assembleia Entrevista.

Simone Beck Ribeiro, presidente do Humsol – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, é a convidada desta semana do programa Assembleia Entrevista.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Simone Beck Ribeiro, presidente do Humsol – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, é a convidada desta semana do programa Assembleia Entrevista.

A menos de uma semana para a chegada da campanha Outubro Rosa 2022, o programa “Assembleia Entrevista”, da TV Assembleia, recebeu a presidente do Humsol – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, ONG que existe desde 2009 e atua em Curitiba, Região Metropolitana e em outras cidades paranaenses na prevenção, levando informação, orientação, conscientização e acolhimento para as pacientes em tratamento contra o câncer. “Nosso trabalho é bem abrangente e dura o ano todo, apesar de ser reforçado no período do Outubro Rosa. Doamos perucas, lenços, a chamada bolsa da autoestima, além de oferecermos assistência social, jurídica e psicológica a pacientes e familiares”, conta Simone Beck Ribeiro.  

Durante a entrevista, ela disse que, de acordo com o hospital Erasto Gaetner, referência no tratamento do câncer no estado, devido à pandemia, milhares de mulheres deixaram de realizar os exames preventivos, o que contribuiu para uma alta expressiva nos números. 30% a mais de novos diagnósticos em 2022.  

Autoexame, exame de mamografia e ecografia e a legislação em torno do tema estiveram no centro da conversa. “Nas palestras que faço, já oriento as mulheres. Marquem no calendário a data do preventivo, da mamografia, que são oferecidos de graça pelo SUS para mulheres entre 50 e 69 anos. É como se fosse uma data de aniversário mesmo. Já o autoexame, é necessário que seja feito uma vez por mês”, esclarece.

Simone também contou que, em casos menos frequentes, mas não raros, o câncer de mama tem acometido cada vez mais mulheres jovens, em torno de 19 a 25 anos. “Isso é preocupante e está relacionado aos hábitos de vida e à má alimentação, com o aumento no consumo de alimentos industrializados; falta de atividade física; acarretando a obesidade; e ingestão de fumo e álcool”. Outro alerta feito por ela foi para os homens. Segundo Simone, 85% das mulheres que têm câncer de mama são abandonadas por seus parceiros. Muitas, com os filhos. “Que os homens sejam parceiros de suas esposas, namoradas, noivas. Lembrando que essa é uma fase em que elas precisam muito desse apoio. E, na maioria dos casos, graças à prevenção, aos avanços da medicina e a legislação, as chances de cura são muito altas. Temos voluntárias na Humsol que tiveram câncer há dez, 20, 30 anos e se recuperaram. São vitoriosas”, reforça.  

Legislação

Em conjunto com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), que congrega mais de 70 unidades, a Humsol atua ainda para melhorar e criar legislações que beneficiem os pacientes de câncer.  “Nós sugerimos projetos de lei para vereadores, prefeitos, deputados, para que os direitos dos pacientes de câncer sejam respeitados e reforçados do ponto de vista legal. Por exemplo, em caso de suspeita da doença, o prazo para que a biópsia seja feita não pode ultrapassar os 30 dias, afinal, quanto mais rápido o diagnóstico, mais chances de cura esse paciente tem. Isso só foi possível graças a leis que foram criadas”, lembra.

O próprio Outubro Rosa surgiu a partir de uma legislação. No Paraná, o mês dedicado às ações preventivas à integridade da saúde da mulher, como o câncer de mama e de colo do útero, foi criado pela lei 16.935/2011, a partir da aprovação de um projeto na Assembleia Legislativa.

Simone também falou do lema da instituição e da campanha do Outubro Rosa: “Três perguntas que salvam: Já fez seu preventivo, sua mamografia? Você tem controlado seu peso? Você tem feito atividade física?”   A entrevista com Simone Beck Ribeiro vai ao ar nesta quinta-feira (29), às 11h, com reprises durante a programação da TV Assembleia. Mais informações sobre a entidade, em www.humsol.com.br

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação