“A longevidade não faz sentido sem a Felicidade”. “ Só se chega a longevidade feliz quando se tem condições para isso: encontrar alguém para te dar uma razão é um dos motivos”. Estas foram algumas das frases usadas pelo dr. Ismael Lago, médico especialista em obesidade e bem estar, durante a palestra sobre o tema “Longevidade e Felicidade”, ministrada na manhã desta terça-feira (18) no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
O evento, da Escola do Legislativo, reuniu servidores e convidados, que puderam ouvir números alarmantes sobre a depressão, sobre as doenças cardiovasculares, mas também sobre o que e como fazer para mudar o estilo de vida e evitar quadros críticos. Segundo dr. Ismael, de 78 anos, “a ideia é viver e não apenas existir”. E como viver bem em um mundo com crise financeira, política e doenças? Segundo o especialista, cuidando dos três “canteiros”: o eu, o outro e os dois juntos. No que diz respeito a si próprio, o conceito é complexo, porque, não basta ter um corpo saudável, mas uma mente doente e vice-versa.
(Sonora)
Os percentuais obtidos por meio de pesquisas, apresentados por dr. Ismael Lago mostraram que os remédios garantem 10% da melhora de um paciente; a genética: 17% o bem estar em casa:20%, mas a mudança de estilo de vida garante mais de 50% de benefícios. Receita? Exercícios físicos, comida saudável, amor, fé, e, acredite, sexo.
A palestra, recheada de conselhos e fatos engraçados, também foi marcada pela emoção. E depois de dar explicações científicas para as doenças demonstradas em imagens, o médico finalizou com um outro tipo de demonstração: de fé. Um importante componente que traz felicidade e longevidade.
(Sobe som)
E o público, que foi do riso às lágrimas, adorou. Caso de Terezinha Matos, do setor da Água.
(Sonora)
Lilian Borcha rdt, da Taquigrafia, avaliou a palestra como uma lição que vai levar pra vida.
(Sonora)
A coordenadora administrativa da Escola do legislativo, Francis Fontoura, diz que é importante diversificar os temas abordados.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.