Para deputada Márcia Huçulak (PSD), prêmio de cidade mais inteligente do mundo é resultado da qualidade da gestão de Curitiba Parlamentar defende união entre boa política e boa técnica e destaca foco do prefeito Rafael Greca em inovação.

13/11/2023 18h15 | por Assessoria Parlamentar

Entre os vários projetos e programas desenvolvidos na cidade, que garantiram a escolha da capital paranaense, Márcia destacou o pioneirismo na área da Saúde.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) exaltou, em discurso na sessão plenária desta segunda-feira (13), o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, conferido à Curitiba pela Fira Barcelona durante o Word Smart Cities Awards, realizado na cidade espanhola na semana passada.

De acordo com Márcia, o título é fruto “da boa política apoiando os bons projetos técnicos” nos últimos anos. “A premiação reconhece o trabalho da gestão do prefeito Rafael Greca. A cidade foi reconhecida por sua abordagem inteligente do planejamento urbano, crescimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental”, lembrou ela, em discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.

“Curitiba foi a primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para a covid-19, já havia sido pioneira ao ser a primeira do país a ter prontuário eletrônico integrado, nos anos 1990”, afirmou. “Hoje o SUS Curitibano é vanguarda em serviços que usam a tecnologia em favor do indivíduo, dentro do modelo da Saúde 4.1, como o Aplicativo Saúde Já e a Central Saúde Já, em que o usuário faz teleatendimento ou videochamada, sem sair de casa.”

Márcia ponderou que desde 2017, quando Greca criou o Vale do Pinhão, o pensamento inovador passou a fazer parte da transformação tecnológica dos serviços públicos. As ações foram sendo implementadas em várias áreas.

A deputada elencou as principais açoes tecnológicas nas áreas de meio ambiente, empreendedorismo, infraestrutura, trânsito e economia.

“Essas e muitas outras ações e projetos fazem de Curitiba referência em sustentabilidade e inovação”, disse. “Como diz o Prefeito Greca: a inovação só vale quando se transforma em processo social. Deve ser para todos, para as crianças, para os idosos, para as mulheres, para os homens”, concluiu.