Para prefeitos da grande Curitiba, mobilidade urbana e transporte público são os gargalos da região Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia debateu demandas dos municípios da RMC.

25/10/2023 17h41 | por Thiago Alonso
Encontro lotou o Plenarinho da Casa na tarde desta quarta-feira (25).

Encontro lotou o Plenarinho da Casa na tarde desta quarta-feira (25).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Encontro lotou o Plenarinho da Casa na tarde desta quarta-feira (25).

Os grandes problemas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estão interligados: mobilidade urbana e transporte público de passageiros. Esta é a visão dos prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Eles debateram o assunto nesta quarta-feira (25) durante reunião realizada pela Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná. No encontro, representantes dos Executivos municipais expuseram os principais problemas, reinvindicações e demandas da população da região. O objetivo do encontro é dar os devidos encaminhamentos aos órgãos responsáveis. A Comissão é presidida pela deputada Marli Paulino (Solidariedade).

A parlamentar destacou que é importante dar voz aos prefeitos que estão sempre em busca de melhorias e serviços para a população. “As demandas trazidas pelos prefeitos foram importantes. A Comissão vai encaminhar estas reivindicações para os órgãos competentes para que tragam o resultado para a região metropolitana. Eu acredito que o transporte coletivo é um assunto muito importante, pois todos os municípios têm esse problema. Por isso, nossa Comissão está aqui para ajudar os prefeitos. Nas próximas reuniões nós vamos tratar de outros assuntos importantes. Com o apoio dos deputados do grupo, o debate vai ser muito importante para resolvermos essas situações”, disse.

O evento ofereceu a oportunidade de os municípios compartilharem com os deputados as dificuldades e preocupações. Além dos representantes municipais, o encontro contou com a presença dos parlamentares que integram a Comissão. Participaram da reunião a deputada Márcia Huçulak (PSD), e os deputados Alisson Wandscheer (Solidariedade), Gilberto Ribeiro (PL) e Requião Filho (PT).

O presidente da Assomec, prefeito Bihl Zanetti, de Campina Grande do Sul, destacou que a principal prioridade dos municípios é a mobilidade urbana e o transporte coletivo. Para ele, o debate da Associação com a Assembleia Legislativa é importante para buscar soluções para os problemas. “Está é uma iniciativa importante da Comissão. Acho importante estarmos unidos por uma região metropolitana cada vez melhor. Tratamos questões importantes e necessárias para o dia-a-dia e para a melhora da qualidade de vida da nossa população. Então, a união do Poder Legislativo com o Governo do Estado e as prefeituras é muito importante”, ressaltou.

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba tem o objetivo de integrar os 29 municípios da RMC. O órgão defende os interesses comuns de seus associados, que concentra aproximadamente um terço da população do Estado. Já à Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos compete se manifestar sobre proposições que tratem da melhoria e desenvolvimento das relações entre o Estado do Paraná e os demais entes federados. Além disso, tratar de proposições relacionadas às regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do Estado, promovendo a integração das políticas públicas dos municípios.

Presenças

O evento contou com a presença dos prefeitos de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, de Campo Largo, Mauricio Rivabem, de Quatro Barras, Loreno Tolardo, de Fazenda Rio Grande, Marcos Marcondes, de Rio Negro, James Karson, de Pinhais, Rosa Maria, de Itaperuçu, Neneu Artigas, e do vereador de Curitiba, Marciano Alves.