Paraná Já Garante Acesso a Moradia Aos Policiais Militares, Diz Romanelli

06/08/2007 11h48 | por Zé Beto Macil / Luiz Filho / h2foz@hotmail.com / contato@luizromanelli.com.br / (41) 9648-1104 - 9241-2401 -3350-4191 / www.luizromanelli.com.br
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, adiantou nesta segunda-feira (6) que a política habitacional da Cohapar já garante acesso à moradia aos policiais militares do Paraná. “O governo federal acaba de anunciar um programa nacional de segurança pública que prevê, entre outras iniciativas, a construção de 60 mil casas para policiais. A boa notícia é que o Paraná já tem um programa – o Casa da Família Policial – que dispõe para a construção 1,2 mil casas aos policiais militares”, destaca Romanelli. O Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) prevê de imediato, através de parceria com a Caixa Econômica Federal, a construção de 19 mil casas nas cidades que integram regiões metropolitanas. Já no programa paranaense, os policiais poderão construir casas em empreendimentos da Cohapar ou em terrenos próprios. “A Cohapar já aprovou a construção de 100 casas para os policiais do quartel central da PM em Curitiba”, disse Romanelli. “Esse é um programa estadual e foi renovado em março deste ano pelo governador Roberto Requião. E o mais interessante que as discussões levadas nas conferências das cidades defenderam a inclusão de um programa nesses moldes em nível nacional. O exemplo do Paraná, mais uma vez, é tomado como referência num programa do governo federal”, destaca Romanelli.O deputado do PMDB adianta ainda que a Polícia Militar, através do programa, pode negociar com as prefeituras a cessão de terrenos para a construção de casas, sejam lotes isolados ou áreas para a implantação de conjuntos habitacionais. O prazo de financiamento chega a 240 meses. “Isso também é importante porque as prefeituras, das médias e grandes cidades, também podem contribuir com o programa”.Segundo a PM, o déficit habitacional entre os policiais de todo o Estado é de 7.560. Só em Curitiba e região metropolitana são 2,8 mil PMs que necessitam de moradia. “O objetivo do governo Requião é chegar ao final de 2010 com boa parte desta demanda atendida, melhorando a qualidade de vida e de segurança aos policiais militares”, disse Romanelli.