Parlamentares destacam preparativos para Assembleia Itinerante em Dois Vizinhos Poder Legislativo realiza sessão especial e presta homenagens a personalidades da região no dia 24 de novembro.

20/11/2023 09h00 | por Thiago Alonso
Na cidade, os deputados estaduais irão ouvir os anseios e reivindicações da população, de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada.

Na cidade, os deputados estaduais irão ouvir os anseios e reivindicações da população, de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada.Créditos: Arte: Vinícius Leme

Na cidade, os deputados estaduais irão ouvir os anseios e reivindicações da população, de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada.

Os deputados estaduais que representam os municípios da região de Dois Vizinhos, no sudoeste do Estado, já se preparam para receber propostas e iniciativas da sociedade durante a sessão especial da Assembleia Itinerante que ocorre na cidade no dia 24 de novembro. A nona edição do projeto criado pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná será realizada durante a Expovizinhos 2023, que ocorre entre os dias 23 a 28 de novembro, no Parque de Exposições do município.

A solenidade do Legislativo é aberta ao público e ocorre a partir das 18 horas. Na cidade, os deputados estaduais irão ouvir os anseios e reivindicações da população, de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada. Durante as atividades, um documento com as demandas da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Além disso, os parlamentares vão homenagear personalidades de destaque da região. A iniciativa já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa e Irati.

A feira é organizada por meio da parceria entre Prefeitura municipal, Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI). A expectativa dos organizadores é receber 150 mil pessoas durante todos os dias de exposição.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), as experiências anteriores da Assembleia Itinerante foram extremamente positivas. "A Assembleia Itinerante é um sucesso absoluto, com a presença enorme da população e sua participação efetiva. Além disso, também prestigiamos, através de menções honrosas, as figuras ilustres que escreveram a história dos municípios", afirmou o parlamentar.

O primeiro-secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), afirmou que a Assembleia Itinerante cumpre seu objetivo ao dar a oportunidade de as pessoas criarem uma relação mais próxima com a Casa de Leis. “Dois Vizinhos será a nona edição da Assembleia Itinerante. Já passamos em cidades importantes para discutir a principais demandas das regiões. Estamos muito otimistas com os resultados do projeto. Já são mais de 2500 sugestões colhidas, todas elas catalogadas e respondidas ao povo do Paraná. Com o programa, já atingimos mais de 150 cidades do Estado”, comemorou.

Representantes

Os parlamentares que representam Dois Vizinhos e região na Assembleia Legislativa comentaram as expectativas para a realização do evento. O deputado Adão Litro (PSD) destacou a importância da iniciativa para o município. “A Assembleia Itinerante já é um grande sucesso em todo o Estado e é um orgulho para Dois Vizinhos receber essa iniciativa durante a Expovizinhos, aproximando o legislativo da população, iniciativa privada e terceiro setor. O evento permite a troca de ideias, sugestões e apresentação de demandas da região durante uma das maiores e mais tradicionais feiras do sudoeste”, afirmou.

Para o deputado Luiz Fernando Guerra (União), a Assembleia Itinerante vai ouvir os anseios da população do sudoeste. “O projeto aproxima a Assembleia da população e especialmente do setor produtivo permitindo que todos tenham conhecimento das particularidades de cada região. Realizar a Assembleia Itinerante no nosso sudoeste é uma grande oportunidade para que os cidadãos participem e apresentem suas propostas, iniciativas e necessidades. Nós, deputados, somos o elo entre a população e o Governo do Estado para que sempre haja desenvolvimento e prosperidade."

“Faz parte do nosso trabalho estar  próximo da população, dialogar com moradores, ouvir as autoridades. Assim, criamos vínculos importantes com as bandeiras que defendemos e as prioridades do Paraná”, destacou o deputado Reichembach (PSD)

Já o deputado Anibelli Neto (MDB) disse o evento representa a democracia, reforçando a iniciativa de inclusão. "A Assembleia Itinerante é um importante instrumento para aproximar o poder legislativo da comunidade. Ao levar a Assembleia Legislativa do Paraná para Dois Vizinhos, fortalecemos a democracia, recebemos importantes demandas da sociedade e construímos juntos um futuro mais inclusivo e participativo. Precisamos valorizar essas iniciativas populares que podem trazer, através de uma ideia, novos projetos de lei que têm o potencial de se tornar uma excelente política pública. A proximidade com a população é a essência da representação política verdadeira, além da oportunidade de conceder menções honrosas a lideranças que tanto contribuíram com a região", comentou.

Na opinião do deputado Professor Lemos (PT) o sucesso da Assembleia Itinerante é tão grande que o programa pode crescer. “O parlamento segue acolhendo demandas junto à população paranaense com a Assembleia Itinerante. Desta vez será em Dois Vizinhos, no sudoeste. O Legislativo está de parabéns pela iniciativa. Precisamos ampliar ainda mais”.

Já a deputada Luciana Rafagnin (PT) lembrou que o evento cria possibilidade de crescimento para os municípios. “Com a realização da Assembleia Itinerante em Dois Vizinhos, o Legislativo chega a minha região, dando voz e permitindo a participação popular nos 42 municípios. É uma alegria receber Assembleia Itinerante pela primeira na nossa região. Isso aproxima a população dos deputados. É muito importante para nós, parlamentares, ouvirmos diversos segmentos e recolher sugestões da comunidade, que vão se tornar em novas propostas para o desenvolvimento do sudoeste”, disse.

Na avaliação do deputado Luis Corti (PSB), as respostas da Assembleia Itinerante permitem uma melhor construção de propostas e políticas públicas. “A Assembleia Itinerante tem feito muito sucesso por onde passa e o sudoeste não poderia ficar de fora desse projeto. Aproximar o Legislativo da população é fundamental para que possamos atuar de forma mais objetiva e integrada para atender as demandas de quem mais precisa. Como um dos representantes da região, tenho uma atuação muito próxima da comunidade e sei da importância desse contato direto, olho no olho. Não tenho dúvidas de que essa edição terá tanto sucesso como as já realizadas”.

Assembleia Itinerante em Dois Vizinhos

Data: 24 de novembro

Horário: 18 horas

Local: Parque de Exposições de Dois Vizinhos (Avenida Dorvalino Tosi, esquina com Rua Jorge Amado, Bairro Jardim Marcante – Dois Vizinhos/PR).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação