Parlamentares Parabenizam Ação do Governo Em Investir Economias da Assembleia Em Saúde

17/05/2011 15h42 | por Rodrigo Rossi / Foto: Nani Gois

Créditos: Rodrigo Rossi / Foto: Nani Gois

A solenidade de entrega dos R$ 10 milhões economizados nos três últimos meses na Assembleia Legislativa ao Poder Executivo, que aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no Palácio das Araucárias, contou com a presença de parlamentares de diferentes regiões e representações partidárias. Os recursos repassados ao Governo do Estado serão aplicados em hospitais do Paraná. Na avaliação dos deputados, a ação é positiva e marca definitivamente uma nova maneira de gerenciamento no Legislativo, permitindo que as economias sejam encaminhadas para investimentos e benefícios diretos à população.
“A entrega deste cheque simboliza o ato da Mesa Diretora, que não é somente de moralizar, mas de economizar os recursos públicos também. São várias ações desencadeadas nesta nova gestão, iniciativas que resgatam a credibilidade do Poder Legislativo e permitem que os deputados possam ter condições de atuar livremente, aliando as medidas moralizadoras à valorização da atividade parlamentar”, afirmou o deputado Reni Pereira, 2º secretário da Casa.
Os hospitais regionais de Ponta Grossa, Francisco Beltrão e do Litoral, hospitais Zona Norte e Zona Sul de Londrina, além do Hospital de Reabilitação, Hospital Infantil de Campo Largo e do Hospital do Trabalhador, bem como o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal, vão receber os recursos resultantes da economia do Legislativo.
O governador Beto Richa, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Michelle Caputo Neto, receberam o cheque do presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e do 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM). Os recursos serão destinados basicamente para aquisição de equipamentos, recuperação e ampliação dos hospitais.
“O Governo dá uma demonstração de respeito à população. A destinação destes recursos ao Hospital Regional de Beltrão, por exemplo, corresponde ao clamor da nossa região. É, sem dúvida alguma, um momento histórico da Assembleia e do Governo do Estado em direcionar estes recursos à Saúde, comprovando que é possível fazer tendo vontade política”, disse o líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), que representa a região Sudoeste.
A deputada Luciana Rafagnin (PT), que também representa a região Sudoeste, já havia sugerido em nome da bancada do partido o repasse das economias aos hospitais públicos do Paraná. A parlamentar comemorou a liberação dos recursos para o Hospital Regional de Francisco Beltrão. “Ficamos contentes em saber que a sobra de caixa da Assembleia, fruto de medidas positivas que foram tomadas, vai beneficiar a área da Saúde, especialmente os hospitais regionais que, em última análise, vão representar melhoria ao povo paranaense”.
Segundo o deputado Marcelo Rangel (PPS), o Governo corresponde com as demandas regionais ao canalizar as economias da Casa para a Saúde, lembrando que os investimentos em Ponta Grossa vão otimizar os atendimentos no Hospital Regional. “A decisão foi acertada pelo governador, porque Ponta Grossa tem muitos problemas na questão da Saúde. Investimento nesta área é uma luta de todos os parlamentares. E que os recursos direcionados ao Hospital Regional de Ponta Grossa façam com que ele funcione e possa atender a população dos Campos Gerais”.
Futuros investimentos – O objetivo é que a cada três meses as economias do Legislativo sejam devolvidas aos cofres do Governo do Estado. Mas os deputados já avaliam que os próximos recursos também poderão contemplar outras áreas. “Com esta gestão conseguimos em três meses uma boa economia, então imagine ao final do ano. Parabenizo a Mesa pela iniciativa, que contou com o apoio dos deputados. Entendo também que outras regiões do Estado podem ser beneficiadas com os recursos economizados futuramente, até com as emendas parlamentares ao Orçamento, ou que os investimentos sejam feitos em outras áreas, como em Educação e Segurança, com a compra de viaturas policiais”, afirmou o deputado Adelino Ribeiro (PSL).
Já o deputado Douglas Fabrício (PPS) também espera que sejam canalizados recursos para a Segurança Pública. Para ele, que responde pela 3ª Vice-Presidência da Casa, a iniciativa do Poder Legislativo demonstra profundo respeito pelos paranaenses. “Medida inovadora e de respeito à população, que paga impostos. A Assembleia demonstra respeito à sociedade. E que as próximas economias também sejam aplicadas nas áreas de Segurança e que todo o Estado seja atendido”, concluiu.