Parlamentares participam de audiência decisiva em Brasília sobre o Contorno Leste de Londrina Participarão do encontro os deputados estaduais Tercilio Turini (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Arilson Chiorato (PT) e Evandro Araújo (PSD), o prefeito Marcelo Belinati, vereadores, vereadoras e representantes de entidades empresariais.

20/02/2024 14h41 | por Assessoria Parlamentar

Os deputados estaduais Tercilio Turini (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Arilson Chiorato (PT) e Evandro Araújo (PSD) estarão presentes na reunião.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Lideranças políticas e empresariais de Londrina e região participam nesta quarta-feira (dia 21), às 16h30, em Brasília, de reunião decisiva sobre a inclusão do Contorno Leste nas concessões de rodovias do Paraná. O ministro de Infraestrutura Renan Filho vai receber deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e dirigentes de entidades do setor produtivo para apresentar a formatação dos Lotes 3 e 6, com obras programadas e valores estimados nas praças de pedágio. Já confirmaram presença na audiência em Brasília os deputados estaduais Tercilio Turini (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Arilson Chiorato (PT) e Evandro Araújo (PSD), o prefeito Marcelo Belinati, vereadores, vereadoras e representantes de entidades empresariais.

A expectativa é que o Contorno Leste seja confirmado no Lote 3.

Um dos principais articuladores do movimento pela obra, o deputado estadual Tercilio Turini reafirma que dezenas de municípios do Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí serão beneficiados com o Contorno Leste. "É um ramal rodoviário estratégico para ampliar a logística de transporte, melhorar a segurança das pessoas e criar novas frentes de desenvolvimento regional. O Paraná todo ganha com o empreendimento e não podemos perder essa oportunidade. As concessões são por 30 anos, se não garantirmos a obra agora vamos perder décadas de progresso" - afirma Turini.

A proposta do Contorno Leste é ligar a PR 445 até a BR 369 num ramal de aproximadamente 24 quilômetros - reduzindo bastante o tráfego de veículos pesados da área central de Londrina, agilizando o deslocamento entre regiões e ainda facilitando o acesso de cargas ao Aeroporto Governador José Richa. "É uma obra fundamental na malha rodoviária regional. Hoje o fluxo de veículos passa pelas Avenida Brasília e Via Expressa para quem vem do Norte Pioneiro em direção ao Vale do Ivaí, Curitiba e Porto de Paranaguá, ou vice-versa. O Contorno Leste vai abrir um novo caminho" - salienta o deputado.

Tercilio Turini está confiante que a mobilização das lideranças terá resultado positivo. "Vamos mostrar ao ministro Renan Filho que o Contorno Leste é uma reivindicação de todos. Londrina certamente vai agradecer bastante ao governo se a obra for confirmada" - declara. Também já confirmaram presença na audiência em Brasília os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Arilson Chiorato e Evandro Araújo, o prefeito Marcelo Belinati, vereadores, vereadoras e representantes de entidades empresariais.

Duplicação na BR-376

O deputado Tercilio Turini defendeu hoje de manhã a inclusão da duplicação da BR 376, entre Paranavaí e Nova Londrina, no Lote 4 das concessões. Na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Romanelli, ele destacou: "É o momento de definirmos duplicações, contornos e outras melhorias nas rodovias. Não fomos chamados a opinar sobre as obras, então devemos fortalecer os movimentos da sociedade organizada. O Paraná precisa crescer como um todo. Além disso, quem vai pagar as obras são os paranaenses, com as tarifas de pedágio. Dessa forma, temos o direito de apontar quais as necessidades de cada região" - disse Tercilio Turini.