Parlamentares se preparam para Assembleia Itinerante em Francisco Beltrão Poder Legislativo realiza sessão especial e presta homenagens a personalidades da região no dia 14 de março.

12/03/2024 17h39 | por Thiago Alonso

Créditos: Arte: Vinícius Leme

Os deputados estaduais que representam os municípios da região de Francisco Beltrão já se preparam para receber propostas e iniciativas da sociedade durante a sessão especial da Assembleia Itinerante que ocorre na cidade na quinta-feira (14). O projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado promove um grande evento aberto ao público para receber as reivindicações e homenagear personalidades do município. A 11ª sessão especial interiorização da Assembleia será realizada a partir das 17h30, durante a 31° Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel), que ocorre até o dia 17 de março no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior.  A entrada é gratuita.

Na cidade, os deputados estaduais irão ouvir os anseios e propostas de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada. Durante as atividades, um documento com as demandas da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Além disso, os parlamentares vão homenagear 56 personalidades de destaque da região. A Assembleia Itinerante já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas e Umuarama. O objetivo é aproximar os parlamentares da sociedade.

Representante do município, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), destacou a importância da realização da Assembleia Itinerante em Francisco Beltrão. “O tamanho de uma cidade se mede pela grandeza de sua gente. Posso dizer que o Paraná se orgulha de Francisco Beltrão. A Assembleia estará na cidade e faremos grandes homenagens a figuras ilustres e históricas que fizeram com que Francisco Beltrão chegasse ao patamar de hoje”, disse o parlamentar.

Representação

Os parlamentares que representam os municípios da região no Poder Legislativo já iniciaram a movimentação para a solenidade. O deputado Luis Corti (PSB) elogiou a realização da feira e a importância dela para ouvir a sociedade. “A Expobel é uma referência para o Paraná pela sua diversidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e novos negócios em toda a região. Enche-nos de orgulho poder estar com a Assembleia Itinerante durante a feira ouvindo as demandas do setor produtivo e também de toda a população. Esse contato direto dos deputados com a comunidade é essencial para que possamos atuar de forma integrada em projetos que priorizem as necessidades regionais”, comentou.

Já o deputado Luiz Fernando Guerra (União) afirmou que ouvir a população é sempre o melhor caminho para construir o futuro. “Ter a Assembleia Itinerante acontecendo na nossa região é uma oportunidade a mais para ouvirmos as demandas, entendermos as reais necessidades de todos os setores e assim traçarmos juntos o caminho de novas conquistas para o nosso Estado. Nós, deputados, somos o elo entre a população e o Governo, e temos o compromisso de trabalhar em prol da qualidade de vida da nossa gente para que sempre haja desenvolvimento e prosperidade”, afirmou Guerra.

O deputado Requião Filho (PT) lembrou que Francisco Beltrão é uma cidade que se destaca na região pelo o que produz para a economia. “Francisco Beltrão merece toda atenção do poder público paranaense. Será um momento ímpar para reencontrar amigos, apoiadores e homenagear personalidades que fazem a diferença no município", frisou.

A deputada Luciana Rafagnin (PT) também representa a região. Na avaliação da parlamentar, as sessões itinerantes que a Assembleia Legislativa está realizando são importantes para aproximar o Poder Legislativo da população, principalmente com os municípios do interior do Paraná. “Esta é uma oportunidade de criarmos políticas públicas, pois nas sessões estaremos acolhendo muitas reivindicações que poderão ser apresentadas pela sociedade organizada. Queremos fazer com que o Poder Legislativo esteja cada vez mais próximo da população paranaense”.

Na visão do deputado Anibelli Neto (MDB), esta Assembleia Itinerante é mais do que uma reunião política. “É uma oportunidade de ouvir a população e prestar homenagem às lideranças que desempenharam papel fundamental no desenvolvimento desta região pela qual tenho um profundo carinho e respeito. A trajetória de criação de vários municípios por parte da família Anibelli ressalta a importância histórica, a responsabilidade e o compromisso de estar prestigiando o nosso Sudoeste", completou.

O deputado Reichembach (PSD) reforçou que esta é uma ótima oportunidade de ouvir lideranças e entidades da região e tratar de temas que precisam ser resolvidos. “Também nessa oportunidade, as homenagens para lideranças e pioneiros são momentos grandiosos de reconhecimento e gratidão a pessoas que fizeram e fazem a diferença”, ressaltou.

Evento

Também na quinta-feira, às 15 horas, ocorre a Palestra “Explanação sobre a energia elétrica no munícipio de Francisco Beltrão”. O encontro vai reunir deputados e mais de 20 entidades da sociedade civil organizada do município para debater o fornecimento de energia na cidade.

11ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Itinerante em Umuarama

Data: 14 de março

Horário: 17h30 horas

Local: Centro de Eventos Herculano Meurer, anexo ao Parque de Exposições Jayme Canet Júnior – Rua Peru, 180, Francisco Beltrão – PR