Paulo Litro, da bancada jovem da Alep, é a atração do programa "Política e Viola" deste sábado (28) Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30 e apresenta também a cantora Renata Alves, uma talentosa curitibana radicada em Pinhais.

24/05/2016 15h00 | por Diretoria de Comunicação
Programa " Política e Viola" com deputado Paulo Litro (PSDB)

Programa " Política e Viola" com deputado Paulo Litro (PSDB)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa " Política e Viola" com deputado Paulo Litro (PSDB)

O deputado Paulo Litro (PSDB) é tímido assumido, mas dá o seu recado e não acredita que essa peculiaridade o atrapalhe. Participando do programa “Política & Viola”, da TV Assembleia, apresentado pela dupla Willian & Renan (Renan, com problemas familiares não pode comparecer), acompanhado pela cantora e compositora Renata Alves, contou passagens da vida e de sua história. Revelou, inclusive, a origem do apelido “Litro”, do pai, incorporado pela família. O pai e a mãe foram deputados usando o sobrenome Litro, que virou uma espécie de lenda urbana com fundo absolutamente real.

Paulo Litro tem 23 anos de idade e integra a bancada ‘teen’ da Assembleia Legislativa, que reúne deputados na faixa dos 20 anos. O estilo introvertido o faz atuar mais nos bastidores, nas comissões e no trabalho de articulação. Atua especialmente nas áreas de política e educação. Aprendeu política com o pai, Luiz Fernandes da Silva, o Litro, que teve uma infância humilde, saiu da fazenda Mazurana para vencer na vida na cidade. O pai trabalhou como taxista e aí surgiu a história do Litro.

Luiz Fernandes, o pai, era jovem, gostava bastante de festa, mas também era ambicioso. Queria conciliar uma vida alegre com a formação de um patrimônio. Comprou um carro e precisava pagar as prestações. Era necessário separar, dos ganhos do taxi, o dinheiro da prestação, que representava algo como uns R$ 600,00 por mês.

Para não torrar toda a grana, teve uma ideia. Todo dia colocava R$ 20,00 em um litro. Depois de colocado, não tinha como tirar. Era uma forma de evitar a tentação de gastar o numerário. No final do mês, quebrava o litro e pagava a prestação.

Os outros taxistas acharam a ideia muita engraçada e passaram a chamá-lo de Litro. Ele não gostou, e aí o apelido pegou mesmo. Acabou incorporado ao nome. Elegeu-se vereador e deputado com o nome Litro e os herdeiros políticos, a mulher e o filho, também se elegeram usando esse nome.

O nome de fantasia não traz só alegrias. Às vezes é interpretado equivocadamente. Alguns acham que foi ganho devido a um amor exagerado aos destilados e fermentados. Paulo Litro, às vezes, precisa esclarecer as coisas. Um novo conhecido pergunta, meio que sondando:

- “Você gosta muito de cerveja? ”

E o Paulo Litro esclarece:

- “Até gosto, mas não tanto quanto você imagina”, brinca. Muitas vezes tem de contar a história do pai e a origem do Litro.

Além de tímido, o deputado Paulo Litro se considera simpático e sonhador. Sonha subir mais alto na carreira política. Seu ídolo político é FHC e o pai Luiz Fernandes Litro da Silva.

É pós-graduado em Direito Administrativo. Se não fosse deputado gostaria de atuar em uma construtora ou fazer um concurso público para cartorário. Tem uma namorada, chamada Tamisa, que namora há 5 anos. Ela é dentista. Quando consultado sobre quando pretende formalizar a união, ele brinca:

- “Daqui a uns 14 anos”.

A cantora Renata Alves é de Curitiba, mas vive e se criou em Pinhais. É eclética. Seu viés é sertanejo, mas ela canta outros gêneros e é fluente em inglês. Apesar de uma certa semelhança física com a cantora Paula Fernandes e o gosto pelos corpetes, ela diz que sua inspiração é a cantora country americana Shania Twain.

Renata cantou, a pedido de Paulo Litro, Jeito Carinhoso (“Como esquecer o beijo que você me deu? / Não sei se era pra esquecer ou lembrar/ E ficou um pedaço de você em mim/ E hoje eu quero te ver pra me entregar/ Como eu quero/ De novo um beijo seu muito gostoso/ Do jeito que cê faz é carinhoso/ Por isso eu quero suas mãos em mim/ Como eu quero/ O cheiro de amor que vem chegando/ Trazendo o seu corpo só pra mim”).

Renata Alves é cantora desde adolescente, participou de concursos e venceu. É ainda muito ligada aos pais, que compareceram ao estúdio junto com a filha. No programa, além de clássicos sertanejos, apresentou músicas de sua autoria.

O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises nos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia. Também pode ser visto na internet.