Pela primeira vez, Assembleia terá um projeto de Lei elaborado por estudantes
Fabyana da Silva, 16 anos, do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Maringá, Norte do Paraná, foi a escolhida para falar em nome dos mais de trinta estudantes que vieram até a Assembleia nesta segunda (16). Aliás, sorteada entre os que se propuseram a representar os colegas no Plenário, diante de todos os deputados. E ela conta que ficou nervosa e ansiosa ao mesmo tempo.
(Sonora)
Fabyana e a turma que veio, cada uma de um lugar do estado, são do projeto geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Governo do Estado, que pretende estimular a participação de alunos da rede estadual de ensino a terem interesse por Política, Cidadania, Eleições, Voto Consciente, Democracia e como funcionam os órgãos públicos. O projeto tem várias etapas. Começa com a distribuição de uma cartilha nas 160 escolas públicas de ensino médio, que ficam nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os estudantes têm aulas sobre os temas da cartilha e depois são desafiados a elaborar projetos de lei. Em seguida, os melhores projetos de cada Núcleo são selecionados e apresentados em Plenário, o que aconteceu na tarde desta segunda. Foram 31 as propostas e elas foram entregues nas mãos do presidente Ademar Traiano (PSDB), que se comprometeu a analisar uma a uma,. E em uma iniciativa inédita na Assembleia, o presidente destacou que uma das propostas vai virar lei.
(Sonora)
E depois do desafio, Fabyana, que apresentou um projeto para incluir noções de Ciência Política no currículo do Ensino Médio, parecia mais calma e pôde falar do que significou estar ali diante de uma plateia tão diferente e o que representa o projeto na vida dela.
(Sonora)
O professor Lucas de Lima Cardoso, de Sociologia, estava orgulhoso da aluna e disse que as aulas têm sido cada vez melhores e mais estimulantes para os estudantes.
(Sonora)
Para o representante do Ministério Público, Eduardo Cambi, a animação dos estudantes era visível e ele acredita que o Geração Atitude é um dos caminhos para aproximar os estudantes dos Órgãos públicos e a conscientizá-los sobre cidadania.
(Sonora)
Na semana passada, a Rádio Assembleia entrevistou a aluna Miriam Gonçalves, lá de Guaratuba, no Litoral. Ela, assim como a Fabyana, estava ansiosa pela vinda até a Assembleia. E nesta segunda a gente encontrou a Miriam pessoalmente e ela contou que a visita superou as expectativas.
(Sonora)
Depois de assistirem e participarem da sessão, os estudantes e os professores visitaram Outros lugares da Assembleia, como a 1ª Secretaria e a Presidência. Em seguida assistiram a uma palestra do diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, sobre como elaborar projetos de lei e como é a tramitação na Assembleia.
(Sobe som))
Para o aluno do segundo ano do Ensino Médio Douglas Gabriel, de 16 anos, que veio de Foz de Iguaçu, esta foi a melhor parte.
(Sonora)
Matheus Moreno. Também de Foz, adorou conhecer a Assembleia. Um sonho que ele tinha.
(sonora)
A festa terminou com uma Gincana, que depois vai virar um programa de TV, no Plenarinho,. E o presidente da Assembleia acabou virando uma espécie de mestre de cerimônias ao lado do jornalista Fabrício Binder. Um sucesso que serviu, segundo ele, para aproximar ainda mais o jovem do legislativo.
(sonora)
Nesta terça (17) e e quarta (18), ainda dentro do Geração Atitude, os estudantes conhecem o Ministério Público, Tribunal de Justiça e o Palácio Iguaçu.