Petrobras garante continuidade da SIX com tendência à venda Deputado Emerson Bacil (PSL) usou a tribuna durante a sessão plenária para falar sobre reunião com a empresa no Rio de Janeiro.

28/10/2019 18h02 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Emerson Bacil (PSL).

Deputado Emerson Bacil (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Emerson Bacil (PSL).

O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) integrou uma comitiva com representantes do setor produtivo e do comércio da cidade de São Mateus do Sul em uma reunião com o gerente executivo de Relacionamento com Órgãos Externos da Petrobras, Fernando Borges, com intuito de entender os rumos da estatal e da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul. O resultado da reunião foi apresentado pelo deputado durante a sessão plenária desta segunda-feira (28) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

"A chama segue acessa", frisou Emerson Bacil, confiante na garantia que a comitiva teve. Na conjuntura atual a expectativa é de manter os locais de exploração, com foco em investimentos nas bacias em alto mar. A sinalização de Borges é de que projetos de investimentos estão ligado ao pré-sal. Sobre os demais, o interesse é de comercializar com a iniciativa privada e potencializar investimentos.

Quanto aos serviços, a garantia é de que se mantenham os contratos, caso da Incepa e Ravato Diesel. O intuito é ampliar o sistema de exploração e prever novas áreas, fortalecendo as atividades.

Emerson Bacil lembrou ainda de processo travado de dívida de ativos, sobre royalties. Também sobre desapropriações e terreno em desuso que poderia ser usado pela prefeitura. Estas questões devem ser analisadas pela diretoria da Petrobras. Na opinião do deputado, esta área, cerca de 30 alqueires, poderia ser destinada para o município e constituir espaço para novas empresas.

"Saímos do Rio de Janeiro com a garantia da manutenção da SIX. O objetivo da diretoria é de manter a exploração praticada, com intuito de valorizar a empresa e realizar a venda. Visando um investidor que possa até melhorar o sistema e criar novas alternativas. Do contrário, a própria Petrobras afirma que, não havendo boa oferta, segue com a operação em São Mateus do Sul", acrescenta Emerson Bacil.

"Ficamos, assim, confiantes na manutenção dos empregos. Até porque numa suposta venda da SIX o investidor interessado pode ampliar a atual estrutura porque vai visar lucros frente ao investimento. Outra situação é de que os atuais funcionários tendem a ser realocados para esta nova empresa até pela especialidade necessária e conhecimento de operação na SIX", completa.