Planejar e Gerir Desenvolvimento Regional é Compromisso Com o Futuro, Diz Welter

18/04/2007 17h42 | por Assessoria de Imprensa / Marcio Pena Borges / (45) 9978-5054 / www.welter.org.br
A Assembléia Legislativa realizou hoje (quarta-feira), com expressiva participação de parlamentares, prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões do Estado, o "Seminário Legislativo Sobre Regiões Metropolitanas e Planejamento e Gestão de Desenvolvimento Regional Integrado", proposto pelo deputado estadual Elton Welter com o objetivo de propiciar um debate qualificado em torno do problema do planejamento e gestão regional no Paraná. O seminário foi prestigiado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, e pelo presidente do Ipardes, José Moraes Neto, representando o secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri, além do presidente do Legislativo Estadual, deputado Nelson Justus. TEMÁTICAComo palestrantes tomaram parte no seminário o advogado Paulo José Vilela Lomar, ex-chefe da Assessoria Jurídica da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo; o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, ex-secretário de Planejamento do Município e do Estado de São Paulo; a arquiteta e urbanista Rajindra Kaur Singh, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano; e a géografa Rosa Moura, pesquisadora do Ipardes. Através das palestras e do debate com os palestrantes, os participantes do seminário puderam ter uma visão global da questão do planejamento urbano, seus aspectos jurídicos-institucionais, e em especial da estratégia de desenvolvimento urbano para o Paraná, que dá suporte à decisão política do Governo do Estado em implementar a criação e implantação de microrregiões de desenvolvimento regional integrado. PENSAR O FUTURO Para o deputado Welter, que presidiu os trabalhos, pensar o planejamento regional é pensar o futuro. E neste sentido "o seminário foi de uma utilidade extraordinária, apontando com clareza que este é o caminho por onde devemos andar", afirmou. Welter também destaca a importância do debate no tocante aos esclarecimentos de muitas dúvidas que cercavam o tema, "mostrando que não existe subordinação dos municípios à estrutura de planejamento e muito menos de município para município dentro de uma mesma microrregião, como muitos chegaram a pensar". "Firmamos com este seminário a convicção de que planejar e gerir o planejamento urbano regional integrado é um compromisso com o futuro e com a elevação da qualidade de vida das gerações futuras", afirmou o parlamentar, acrescentado acreditar que não há outro caminho fora da união de esforços, da otimização dos recursos econômicos, materiais e humanos na busca do bem comum. OESTE PARTICIPAO deputado Welter também destacou a expressiva participação das forças políticas e sociais do Oeste no seminário, "demonstrando que a região está atenta, quer fazer o debate e, principalmente, tem o desejo de se integrar, de cooperar para desenvolver". Participaram do deputado o prefeito de Matelândia, Edson Primon, presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), além dos prefeitos e vices de vários municípios da região; o vereador por Toledo Valtair Apolinário, presidente da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (ACAMOP), além de representantes dos legislativos de vários municípios. Participaram ainda lideranças empresariais e comunitárias de vários segmentos da sociedade organizada, como as associações comerciais de Toledo, Cascavel e Guaíra. Definidas três microrregiões de desenvolvimentoEm seu pronunciamento e no debate, o secretário Forte Netto, da SEDU, frisou a preocupação do Governo do Estado com o desenvolvimento urbano, expressa em bases técnicas e políticas, que levaram neste ano à implantação das Regiões Metropolitanas de Maringá e de Londrina, ambas criadas na década de 90, e ao processo de criação das microrregiões de desenvolvimento do Litoral, de Cascavel e de Foz do Iguaçu. PORQUE MICRORREGIÃO?Forte Netto também esclareceu que a opção do Governo do Estado pela nomenclatura microrregião, e não região metropolitana se dá por uma questão de caráter técnico, uma vez que, nos casos do litoral, de Cascavel e de Foz do Iguaçu, não estão objetivamente colocadas às condições técnicas que configurem a metropolização. SEMINÁRIOS REGIONAISO secretário do Desenvolvimento Urbano também antecipou que a SEDU e a Secretaria do Planejamento estão trabalhando na formatação de um roteiro para a realização de seminários regionais nas cidades pólos que sediarão as micr orregiões, possivelmente no mês de junho, com o objetivo de ampliar a discussão e levar os esclarecimentos necessários sobre a forma de funcionamento e de atuação desses organismos de desenvolvimento regional.