Plauto Miró diz que votará contra proposta de aumento de impostos O 1º secretário da Assembleia criticou a sistemática do governo de enviar vários projetos num pacote só para o Legislativo.

15/09/2015 18h38 | por Assessoria de Imprensa da 1ª Secretaria
Primeiro secretário da Alep, deputado Plauto Miró.

Primeiro secretário da Alep, deputado Plauto Miró. Créditos: Brunno Zotto

Primeiro secretário da Alep, deputado Plauto Miró.

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15) para novamente se posicionar contra o novo pacote de projetos de lei aumentando impostos, criado pelo secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Entre as propostas que o governo quer aprovar está o imposto sobre heranças – o ITCMD –  Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer bens ou direitos.

Já na semana passada o deputado declarou que é favorável a isentar heranças de pequenos valores, sem que para isso seja necessário aumentar de forma escalonada patrimônios maiores. Ao discursar, Plauto criticou o fato de o governo enviar vários projetos num pacote só para a Assembleia, repetindo os feitos do início do ano que causaram desgastes e descontentamentos entre os deputados da base de apoio. “Essa nova sistemática de enviar pacotes de projetos à Assembleia é uma criação do secretário da Fazenda que tenta fazer com que os deputados engulam mais um pacote de maldades”, argumentou. 

Ainda durante o discurso Plauto pediu para que todos os deputados leiam com atenção os projetos, sugerindo que pode haver outras manobras para aumentar, por exemplo, a alíquota do ICMS sobre combustíveis e produtos considerados supérfluos, como refrigerante, cerveja, água mineral e cosméticos. “Estou fora, minha cota eu já dei. Sei que a situação [econômica] do Estado está sanada. Tem muitos recursos para serem investidos no ano que vem. Não é possível que tenhamos que passar, de novo, por um desgaste”.

Após o pronunciamento, o deputado conversou com jornalistas e disse que gostaria de saber se na mesma medida em que o secretário Mauro aumenta os impostos, também está cortando gastos. “Uma dona de casa precisa diminuir os gastos para gerenciar despesas. E eu pergunto: o que o secretário tem feito em relação a isso? Chega de impostos”, concluiu. 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação