Policiais que investigaram crime de importunação sexual em Palmas são homenageados na Assembleia Legislativa Menção honrosa foi dada a delegado e investigadores do caso da ciclista Andressa Lustosa, derrubada de sua bicicleta por homens que a agrediram de dentro de um veículo em movimento.

17/11/2021 11h37 | por Trajano Budola
Policiais que investigaram crime de importunação sexual em Palmas são homenageados na Assembleia Legislativa.

Policiais que investigaram crime de importunação sexual em Palmas são homenageados na Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Policiais que investigaram crime de importunação sexual em Palmas são homenageados na Assembleia Legislativa.

Policiais que investigaram crime de importunação sexual em Palmas são homenageados na Assembleia LegislativaCréditos: Dálie Felberg/Alep

Policiais que investigaram crime de importunação sexual em Palmas são homenageados na Assembleia Legislativa

O delegado de Polícia, Felipe Silva de Souza, responsável pelo inquérito falou em nome dos homenageados.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O delegado de Polícia, Felipe Silva de Souza, responsável pelo inquérito falou em nome dos homenageados.

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou durante a sessão plenária desta quarta-feira (17) a equipe responsável pela prisão de dois homens que importunaram sexualmente uma ciclista em Palmas, em setembro. A proposta da menção honrosa aos servidores da Polícia Civil foi feita pelo deputado Goura (PDT).

“O Legislativo dá um sinal de reconhecimento pelo trabalho de eficiência e excelência aos nossos policiais no combate a este tipo de crime, uma violência de gênero, contra as mulheres”, afirmou o parlamentar sobre o caso de grande repercussão que ganhou destaque nacionalmente.

Em 26 de setembro, a estudante de direito Andressa Lustosa, de 25 anos, conduzia sua bicicleta quando um homem, carona em um carro dirigido por outro indivíduo, lhe passou a mão, causando sua queda. A ação toda foi filmada por câmeras de segurança, o que ajudou na investigação.

Segundo o delegado de Polícia, Felipe Silva de Souza, responsável pelo inquérito e um dos homenageados, casos como este são uma triste realidade no Paraná. “O assédio contra a mulher, a importunação, não devem ser banalizados. Uma resposta rápida, com uma investigação bem feita, podem coibir futuros casos”, explicou.

Para a investigadora Giselle Cristiane Mateus Guimarães, também homenageada, a denúncia da ciclista demonstra que as mulheres estão mais atentas ao combate à violência. “A iniciativa dela faz com que outras mulheres se encorajem e busquem a polícia. Elas buscam acolhimento por uma resposta do Estado”, afirmou.

O investigador Hildo de Oliveira Lapaz também recebeu a menção honrosa do Poder Legislativo. De acordo com o deputado Goura, “toda forma de violência de gênero deve ser exemplarmente punida”. O trabalho da equipe da Polícia Civil de Palmas foi rápido e os envolvidos no crime foram identificados, detidos e indiciados.

“Na ocasião, o fato provocou debate na Assembleia Legislativa com pronunciamentos em repúdio ao ocorrido. A investigação é digna de mérito e de elogios. A equipe merece respeito e honrarias porque entende que não existe mais espaço para a tolerância aos crimes de gênero”, afirmou o deputado Goura.

Para o delegado Felipe Souza, é preciso evoluir no debate a fim de coibir a violência contra as mulheres. “Não se trata apenas de Palmas e o Paraná, mas no Brasil inteiro. Não podemos deixar que caia no esquecimento. Queremos que a sociedade discuta este assunto para que não tenhamos mais casos como o da Andressa”, disse o servidor.

 

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação