Políticas para as mulheres; incremento na infraestrutura do Paraná estiveram entre os temas debatidos na Assembleia nesta terça-feira (12)

12/11/2019 18h17 | por
Podcast Audiência pública proposta pelos deputados Arilson Chiorato e Luciana Rafagnin reuniu palestrantes para falar sobre a violência contra a mulher.

Audiência pública proposta pelos deputados Arilson Chiorato e Luciana Rafagnin reuniu palestrantes para falar sobre a violência contra a mulher.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Audiência pública proposta pelos deputados Arilson Chiorato e Luciana Rafagnin reuniu palestrantes para falar sobre a violência contra a mulher.

Violência além da violência contra a mulher.  Foi para debater as consequências ela pode trazer para as famílias e para sugerir políticas públicas principalmente para os filhos, que ficam sem as mães, na maioria das vezes, mortas pelos companheiros, que aconteceu, na manhã desta terça-feira, dia 12 de novembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, uma audiência pública. "Feminicídio, Violência Doméstica e o Aspecto da vida social de vítimas indiretas". E desta vez um dos proponentes foi do sexo masculino. O deputado Arilson Chioratto (PT),  motivado, segundo ele, pelos números alarmantes.

(sonora)

A outra proponente foi a deputada Luciana Rafagnin (PT), que tem entre as bandeiras na Assembleia a defesa das mulheres. 

(Sonora)

Vítima indireta de um crime hediondo, Gilmar Quintilhano,  perdeu a mãe, morta a marteladas pelo marido, quando ele tinha pouco mais de um ano de vida. Depois do trauma,  transformou seu luto em luta criando o Instituto Alice Quintilhano, que leva o nome de sua mãe. Ele participou do debate como palestrante e falou sobre a atuação da entidade, da legislação e destacou que as vítimas indiretas desta violência devem ser amparadas.

(Sonora)

Durante a CCJ  e a sessão plenária, os deputados celebraram a aprovação de uma emenda a um projeto de lei do Governo que deve acrescentar  100 milhões de reais à proposta original, que pede autorização da Assembleia para o  Estado  contratar empréstimos na ordem de  1,5 bilhão de reais junto a  instituições financeiras públicas e privadas, com  garantia da União. O relator da emenda na CCJ, o deputado delegado Francischini (PSL), explicou o que vai representar na prática esse projeto, que prevê, entre outras medidas,  obras de infraestrutura rodoviária,  como pavimentação de estradas.

(sonora)

O líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), fez questão de usar a Tribuna para agradecer aos colegas de plenário pela aprovação da proposta.

(sonora)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), também usou a Tribuna, mas para defender o projeto de Resolução da Mesa Executiva que torna mais transparente o uso das verbas de ressarcimento dos parlamentares.

(Sobe som)

Com informações do site da Assembleia legislativa do Paraná e das assessorias, Cláudia Ribeiro e Júnior Zarur.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação