Prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba debatem novos desafios da administração pública Encontro promovido pela Assomec na Assembleia Legislativa do Paraná contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

10/04/2017 13h35 | por Eduardo Santana

Reunião Ordinária da ASSOMEC - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.Créditos: Noemi Froes/Alep

Prefeitos, vereadores e administradores dos municípios que compõem a Região Metropolitana Curitiba (RMC) participaram na manhã desta segunda-feira (10) da primeira reunião ordinária organizada pela atual diretoria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). O encontro, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, teve como convidado especial o secretário-chefe da Casa Civil, deputado federal licenciado Valdir Rossoni (PSDB), que falou sobre as políticas públicas do Poder Executivo estadual em prol da RMC e também sobre os principais desafios e demandas que as administrações municipais terão pela frente, diante da crise econômica que vive o país.

De acordo com Rossoni, as prefeituras que não modernizarem suas administrações e não racionalizarem seus gastos estarão fadadas ao insucesso. “É preciso desburocratizar e enxugar a máquina pública. Ou nós racionalizamos e, principalmente, modernizamos as nossas administrações, ou nós vamos aprofundar ainda mais a crise. Hoje, o foco do mundo político é buscar mais receitas. Mas não tem mais onde nós buscarmos mais receitas. Por isso, reforço que é preciso buscar novas receitas através da eficiência da administração pública”, ressaltou o secretário.

Rossoni também afirmou que o Governo do Paraná e a Casa Civil querem manter a proximidade e o diálogo com todas as administrações da RMC. “Nós, do Poder Executivo, tratamos a Região Metropolitana como tratamos a própria capital do nosso estado. Para o Governo Beto Richa não há diferença entre Curitiba e os municípios que compõem a sua região metropolitana. E essa integração que acontece entre a capital e os municípios ao redor é muito importante para o contexto socioeconômico do estado”, apontou.

O prefeito de Balsa Nova, Luiz Costa (PMDB), apontou a extensão da Região Metropolitana de Curitiba como um dos maiores entraves para a execução de políticas públicas em proveito das administrações municipais. “Hoje nós somos 29 municípios. Nós vamos de Rio Negro à Doutor Ulysses, que são municípios distantes. O município de Doutor Ulysses tem relação de mobilidade com Curitiba, mas como vamos prover isso? A mobilidade não pode ser só integrada com Curitiba. Os municípios mais distantes deviam se integrar com outros municípios para depois se integrar com a capital. E essas dificuldades ocorrem em outras áreas. Com saúde, por exemplo. São coisas para se pensar e enfrentar”, explicou.

Novos encontros – Para o presidente da Assomec, Marcio Wozniack (PSDB), que é prefeito de Fazenda Rio Grande, a ideia é promover outros encontros no mesmo formato para debater temas diretamente relacionados às administrações municipais da RMC. “Queremos cada vez mais trazer secretários e autoridades para promover palestras que abordem temas pontuais, como meio ambiente e mobilidade urbana, por exemplo. Também promover encontros que proporcionem a atração de novos negócios e que discutam os efeitos da crise econômica que vivemos. O objetivo é trazer pessoas que têm conhecimento e poder para nos ajudar a resolver os problemas das nossas cidades”, disse.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Francisco Bührer (PSDB) e Cantora Mara Lima (PSDB); a diretora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emília Belinati; o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel; e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Sebrae e da Junta Comercial do Paraná.

Ouça o Podcast relacionado