Prêmio eterniza trajetória e emociona homenageadas na Assembleia Nome da primeira deputada do Paraná, Rosy de Macedo Pinheiro Lima, batiza honraria entregue no Dia Internacional da Mulher.

08/03/2023 18h34 | por Ana Luzia Mikos
Premiação foi entregue durante o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (8).

Premiação foi entregue durante o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (8).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Premiação foi entregue durante o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (8).

No Dia Internacional da Mulher, o Plenário e as galerias foram coloridos por diversos tons de rosa e os discursos em defesa da mulher tomaram conta da Assembleia Legislativa do Paraná. As homenagens ocuparam o Grande Expediente com uma iniciativa inédita, premiando mulheres que se destaquem em suas atividades e que representem a força, garra e determinação femininas.

A partir de agora, a história da primeira mulher no parlamento paranaense passará a marcar para sempre a vida de muitas outras com a entrega do Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, a primeira eleita no legislativo, em 1947.

As escolhidas para esta primeira homenagem foram servidoras e mulheres que contribuem para o funcionamento da Casa de Leis. “Nosso grande objetivo do dia de hoje é tornar essa a Casa das mulheres paranaenses. Aqui representadas, pelas dez deputadas estaduais numa evolução fantástica no mundo político do nosso estado”, declarou o presidente Ademar Traiano (PSD), ao abrir a solenidade.

“Que lindo ver a Assembleia com todas essas cores que representam as mulheres. Que bonito ver as nossas servidoras aqui neste momento. Elas que geralmente acompanham a sessão dos gabinetes, das suas salas de trabalho, mas que hoje temos a honra de vê-las assistindo a sessão aqui. Eu quero falar hoje sobre abrir portas. A gente tem lutado para abrir portas. E nós temos visto algumas portas serem abertas para nós. Em especial aqui dentro deste parlamento. Mas a primeira a abrir as portas para todas nós estarmos aqui foi Rosy de Macedo Pinheiro Lima”, afirmou a presidente da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PSDB).

A deputada Cristina Silvestri (PSDB) citou o avanço feminino no Parlamento. “Hoje celebramos muitas conquistas. Mas temos ainda muito a conquistar. Esse é um dia de luta e também de reconhecimento por todas. Quando começamos o trabalho há dois mandatos atrás, éramos cinco mulheres com dois espaços especiais em defesa da mulher: a Comissão da Mulher e a Procuradoria da Mulher. Hoje nós tivemos um aumento de cem por cento de representatividade e um grande avanço, a criação da bancada feminina e a presença da mulher na mesa diretiva”, citou.

A data também serviu para reforçar pautas importantes. “Infelizmente não podemos comemorar este dia na sua plenitude. Uma pesquisa divulgada pelo observatório Febrabam 2002 constatou que 80% insatisfeitas com a forma com que são tratadas na sociedade brasileira. A violência só tem aumentado. A discriminação é uma realidade que precisa ser enfrentada. Não podemos nos calar. Seguimos firmes e fortes com nosso objeto de defesa de todas as mulheres, pela dignidade e respeito que elas merecem. Esse prêmio deixa claro a valorização e que seu legado não será esquecido”, discursou, a deputada Mara Lima (REP), presidente da Comissão da Mulher.

Para a deputada Maria Victoria (PP), a premiação será eternizada na Casa. “Porque nós somos passageiras, mas esse prêmio fica. Graças à contribuição de cada deputada e deputado dessa casa que votou favoravelmente por unanimidade”, afirmou.

“É um dia bem especial para lembrar de todas essas mulheres e saber que nós também estamos aqui para fazer a nossa história. Para construir um Brasil e um mundo que queremos. Não um mundo de desigualdade, de injustiça, que ainda marginaliza, que discrimina, que tem preconceitos”, ressaltou a deputada Luciana Rafagnin (PT).

Para a deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher na Casa, o dia foi ainda mais especial, já que Rosy de Macedo Pinheiro Lima, é prima do seu avô e parente da mãe da parlamentar, Araci Pinheiro Lima, que também esteve prestigiou o evento na Assembleia.

A deputada Marli Paulino(SD) aproveitou para assegurar que as deputadas paranaenses “vão continuar desenvolvendo um trabalho cada vez melhor para todas as mulheres do estado”.

A deputada Márcia Huçulak (PSD) disse que mais do que desejar um feliz dia das mulheres, o desejo é que cada uma tenha o orgulho de ser quem é. “Que nada nos impeça de descobrir e estar em conexão com nossa essência. Que sejamos livres para buscar e vivenciar nossa melhor versão. Sobretudo que a gente jamais desista de ser feliz”, disse.

Homenageadas

Nesta primeira edição do prêmio que fará parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o troféu foi entregue a colaboradoras da Assembleia. Elas normalmente estão ou estiveram nos corredores, gabinetes, departamentos e lideranças, contribuindo com o funcionamento da casa de leis e se emocionaram com o reconhecimento.

Para dona Luiza Zack Viante, com 100 anos e funcionária aposentada mais antiga da Casa, a alegria foi imensa, a levando às lágrimas depois de ser ovacionada no Plenário. “Tão alegre, tão contente que parece que meu coração vai sair. Nunca esperei receber uma homenagem dessas, representando tantas mulheres”, comemorou.

Outra homenageada foi Ana Beatriz Silva Do Prado. Um dos temas mais espinhosos que chegam à Assembleia passa pelas mãos dela, há anos na Comissão de Orçamento. “É muita emoção, ainda mais por ser da Bancada Feminina. Porque não é fácil a gente entrar na Comissão de Orçamento, são 30 anos e me dediquei muito. Além do curso de Comunicação Social, eu fiz Direito, Economia e assim fui aprendendo. Sinto como uma contribuição minha para a Assembleia e para o Estado”, declarou.

Funcionária da empresa terceirizada Adserv, Dirce Iseppi Torres representou todas as colaboradoras que mantêm tudo limpo e em ordem na Assembleia. “É como um presente. Estou há 14 anos, sou servente com muito orgulho e fiquei até sem palavras”, contou.

Mais homenageadas

Outras homenageadas foram Jacy Correia Fernandes; Claudia Maria Gregorio, Rose Traiano, coordenadora de Ações Solidárias do Legislativo; Isabel Arruda Quadros Da Silva advogada da liderança do Governo; Renata Venâncio Froening, advogada da liderança da Oposição; Maria Joaquina Faria De Paula (Kika), da Diretoria de Assistência ao Plenário; Maria Elisa Rebello, da Diretoria Legislativa e funcionária com mais tempo de trabalho na Casa; e Karina Pessoa Petteres Gouvea, primeira servidora da Assembleia com Síndrome de Down.  

Resolução

O prêmio foi proposto pela resolução 2/2023, assinada pelas deputadas da Casa que integram a bancada feminina, Marcia Huçulak (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade), e também pelos deputados Ademar Traiano e Alexandre Curi (PSD).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação