Segundo Chede, estudos feitos pela Universidade Federal do Paraná e pela Mineropar, o maior poço produtor da jazida de petróleo do Pré-Sal fica de frente para a Costa do Paraná, mesmo que o traçado feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística não diga isso.
(sonora)
A solução, segundo Jonel Chede, seria criar uma PEC, proposta de Emenda à Constituição ou uma legislação, em âmbito federal para legitimar o novo traçado. Caso não haja sucesso, a proposta é procurar o Supremo Tribunal Federal ou até recorrer a uma câmara de arbitragem internacional. Mas Jonel Chede acredita que, com a receptividade que vem recebendo tanto do Governo do Estado como da Assembleia, o quadro vai mudar. Assim, o Paraná seria considerado estado produtor de petróleo. O que prova isso, de acordo com Chede, é que as plataformas de petróleo utilizadas para explorar a camada Pré-Sal, foram colocadas no litoral paranaense, em Pontal do Sul.
(sonora)
O presidente Ademar Traiano, disse que a Assembleia vai se engajar ao movimento, e que vai fazer um trabalho junto às autoridades federais em defesa do estado. Traiano acha que. em pouco tempo, o resultado virá e favorável ao Paraná.
(sonora)
O Movimento Pró-Paraná é uma Associação mantida por instituições como federações, Associações como a Comercial, do Paraná, Itaipu, Ordem dos Advogados e Institutos, todos com representação da sociedade paranaense. De Curitiba, Cláudia Ribeiro.