Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Presidente da Assembleia recebe mensagens do governo entregues pelos secretários

Podcast
 

  Um novo conjunto de medidas para complementar as que já foram enviadas ao Legislativo, como o programa de Estímulo Fiscal e a criação do CADIN, , Cadastro Geral de Inadimplentes,  acaba de chegar à Assembleia. Desta vez as mensagens do Governo foram entregues pelos secretários da Casa Civil, Eduardo Sciarra e da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, ao presidente Ademar Traiano,  ao primeiro secretário Plauto Miró Guimarães e ao líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli.

 Elas fazem parte dos projetos de ajuste fiscal do Governo do Estado, e foram desmembradas para serem  votadas separadamente. É o PPI: Programa de Parcelamento Incentivado, que serve para dívidas de ICMS;  e o PPD: Programa Incentivado de Parcelamento de Débitos, para outros tributos como dívidas de IPVA, ITCMD,   que estavam abertas até 31 de dezembro de 2014.

  Segundo o secretário da Fazenda, as duas mensagens  vão propiciar a criação de um grande programa de parcelamento de tributos, dando oportunidade para que as pessoas, tanto físicas como jurídicas,  possam fazer o pagamento dos impostos atrasados de forma incentivada,  inclusive com a redução de multas e juros. Se o pagamento for à vista, os descontos são generosos podendo chegar a  75% nos juros e 60% nas multas e com a opção do  parcelamento da dívida em até  dez anos. Estão registrados hoje na dívida ativa do Paraná valores em torno de vinte bilhões de reais. O secretário da fazenda espera que pelo menos 10% destes recursos voltem ao caixa do Estado.

(sobora secretário Mauro Ricardo Costa))

Para Eduardo Sciarra, secretário-chefe da Casa Civil,   O conjunto de medidas vai servir para dar mais eficiência à arrecadação e reduzir a sonegação.

(sonora Eduardo Sciarra))

Mais dois projetos que incentivam a recuperação de crédito e vão complementar  as medidas,  virão no fim do mês de abril para a Assembleia, de acordo com Sciarra. Já o projeto com alterações na  previdência dos servidores do estado, ele diz que   deve chegar nos próximos dias à casa. Porém, passa antes por muitas discussões com a sociedade e que o governo está acatando muitas das sugestões que estão chegando, por meio dos debates.

(sonora)  

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano disse que vai fazer a leitura das mensagens na sessão desta terça-feira e em seguida,  encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça para apreciação.

(Sonora Ademar Traiano))

De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação