Um novo conjunto de medidas para complementar as que já foram enviadas ao Legislativo, como o programa de Estímulo Fiscal e a criação do CADIN, , Cadastro Geral de Inadimplentes, acaba de chegar à Assembleia. Desta vez as mensagens do Governo foram entregues pelos secretários da Casa Civil, Eduardo Sciarra e da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, ao presidente Ademar Traiano, ao primeiro secretário Plauto Miró Guimarães e ao líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli.
Elas fazem parte dos projetos de ajuste fiscal do Governo do Estado, e foram desmembradas para serem votadas separadamente. É o PPI: Programa de Parcelamento Incentivado, que serve para dívidas de ICMS; e o PPD: Programa Incentivado de Parcelamento de Débitos, para outros tributos como dívidas de IPVA, ITCMD, que estavam abertas até 31 de dezembro de 2014.
Segundo o secretário da Fazenda, as duas mensagens vão propiciar a criação de um grande programa de parcelamento de tributos, dando oportunidade para que as pessoas, tanto físicas como jurídicas, possam fazer o pagamento dos impostos atrasados de forma incentivada, inclusive com a redução de multas e juros. Se o pagamento for à vista, os descontos são generosos podendo chegar a 75% nos juros e 60% nas multas e com a opção do parcelamento da dívida em até dez anos. Estão registrados hoje na dívida ativa do Paraná valores em torno de vinte bilhões de reais. O secretário da fazenda espera que pelo menos 10% destes recursos voltem ao caixa do Estado.
(sobora secretário Mauro Ricardo Costa))
Para Eduardo Sciarra, secretário-chefe da Casa Civil, O conjunto de medidas vai servir para dar mais eficiência à arrecadação e reduzir a sonegação.
(sonora Eduardo Sciarra))
Mais dois projetos que incentivam a recuperação de crédito e vão complementar as medidas, virão no fim do mês de abril para a Assembleia, de acordo com Sciarra. Já o projeto com alterações na previdência dos servidores do estado, ele diz que deve chegar nos próximos dias à casa. Porém, passa antes por muitas discussões com a sociedade e que o governo está acatando muitas das sugestões que estão chegando, por meio dos debates.
(sonora)
O presidente da Assembleia, Ademar Traiano disse que vai fazer a leitura das mensagens na sessão desta terça-feira e em seguida, encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça para apreciação.
(Sonora Ademar Traiano))
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.