Primeira edição do ParanáBici acontece nesta quinta (28) e sexta-feira (29) na Assembleia

27/09/2023 10h50 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Gabinete do deputado Goura.

Inicia nesta quinta-feira (28), às 19h, a primeira edição do ParanáBici - Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo", que será realizado presencialmente no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Serão dois dias (28 e 29) de palestras, painéis, conferências e troca de conhecimentos técnicos sobre mobilidade urbana sustentável com base nos modelos de sucesso de planejamento urbanístico do Paraná e do Brasil.

O evento, organizado pelo Mandato Goura, em conjunto com o Consulado Honorário dos Países Baixos em Curitiba, a Escola de Gestão do Estado do Paraná e da Escola do Legislativo da ALEP, é voltado para profissionais técnicos(as) dos 399 municípios do estado que atuam na área de urbanismo, trânsito, meio ambiente, gestão pública, pesquisadores(as), estudantes e pessoas interessadas no tema.

“O ParanáBici é um evento que está sendo construído a muitas mãos e será histórico! Um espaço importante para debatermos com especialistas políticas públicas que priorizem a ciclomobilidade e o cicloturismo em nosso estado”, afirmou Goura.

Participantes que obtiver 75% de presença no evento receberão certificado emitido pela Escola de Gestão do Estado do Paraná. 

Abertura

Após o coquetel e a mesa solene de abertura, Renata Falzoni e José Lobo farão uma palestra magna no dia 28. Renata Falzoni é premiada por sua trajetória como uma mulher que inspira a mobilidade urbana, incentivando o uso da bicicleta no Brasil há mais de 45 anos. O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities e reconhece iniciativas e pessoas que promovem resultados positivos para o ecossistema de mobilidade do país.

Já José Lobo é consultor especializado na promoção do uso da bicicleta, tem seu trabalho reconhecido por diversos prêmios e menções, dentre eles o Cycling Visionary Awards na Conferência Velo City 2013, em Viena.

Dia 29

O segundo dia de evento começa às 9 horas com o Painel Ciclomobilidade – Infraestrutura urbana para bicicleta: rumo ao transporte sustentável, onde serão apresentados casos de várias prefeituras do Paraná e de algumas organizações voltadas para a ciclomobilidade. Na sequência será realizada a conferência com José Lobo, mediada pelo deputado Goura.

Na parte da tarde, a partir das 14h, inicia o Painel Cicloturismo – cicloturismo e desenvolvimento sustentável local: rumo às economias neutras para o clima, com a apresentação de boas práticas no Paraná.

Por fim, a conferência com Renata Falzoni, mediada pela ciclotativista Viviane Mendonça, encerra a programação do seminário.

Veja a programação completa clicando neste link.  

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação