Procuradora da Mulher da Alep lembra que incentivo ao empreendedorismo reduz a violência doméstica Durante o lançamento do programa Banco da Mulher Paranaense, a deputada Cristina Silvestri (PPS) falou sobre a importância da independência financeira feminina.

24/09/2019 15h11 | por Nádia Fontana
Procuradora da Mulher na Alep, deputada Cristina Silvestri, participa do lançamento do programa Banco da Mulher Paranaense

Procuradora da Mulher na Alep, deputada Cristina Silvestri, participa do lançamento do programa Banco da Mulher ParanaenseCréditos: Arnaldo Alves/AEN

Procuradora da Mulher na Alep, deputada Cristina Silvestri, participa do lançamento do programa Banco da Mulher Paranaense

“Incentivar negócios criados, empreendidos por mulheres, contribui para a redução da violência doméstica e familiar”, lembrou a deputada Cristina Silvestri (PPS), procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ao participar na manhã desta terça-feira (24), em Curitiba, da apresentação do programa Banco da Mulher Paranaense.

Segundo a deputada, que parabenizou o governador Carlos Massa Ratinho Junior pela iniciativa, a independência financeira é um dos grandes instrumentos para combater o feminicídio, os relacionamentos abusivos e à violência que faz vítimas todos os dias. “É uma grande honra e muito orgulho para todas nós mulheres ver surgir um programa como esse. Ele demonstra a visão de um Governo moderno, de futuro”, acrescentou a parlamentar ao assinalar que a iniciativa valoriza a mulher, promove a autonomia, a emancipação feminina.

O grande atrativo, afirmou o governador, são as taxas de juros abaixo do mercado e outros benefícios que darão mais oportunidades para as mulheres tocarem seus negócios. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher paranaense possa abrir ou ampliar negócios, gerar empregos e se tornar micro ou grande empresária”, disse Ratinho Júnior.

Durante a cerimônia de lançamento do Banco da Mulher, que ocorreu no Palácio Iguaçu e contou com as presenças de autoridades e lideranças femininas, a procuradora da mulher da Assembleia destacou que “muitas vezes o potencial empreendedor das mulheres é desperdiçado por falta de oportunidades e de recursos”. “Isso [acesso a recursos] é o que nós tanto pedimos. É equidade”, complementou.

Gênero – O novo programa governamental, destacou a parlamentar, tem todo o apoio da procuradoria da Mulher da Assembleia, que defende propostas que colaboram para a autonomia das mulheres. “A capacitação, as ações que preparam para o mercado de trabalho, conduzem para a independência financeira trazendo uma mudança de paradigmas na relação familiar. Com isso, as mulheres têm a oportunidade de quebrar esses ciclos de violência aos quais são submetidas, muitas vezes, porque não têm uma renda própria”. 

A deputada Cristina Silvestri acrescentou ainda que, paralelamente, devem ser implementadas políticas públicas e intervenções no campo educacional para maior conscientização e respeito às diferenças de gênero.

Juros baixos – Gerenciado pela Fomento Paraná e incluído entre as principais iniciativas do Governo para ampliar emprego e renda no Estado, o programa é assegurado por legislação estadual e vai apoiar negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias por meio da oferta de financiamentos com taxas de juros mais baixas. O programa permitirá, também, a participação no risco do negócio, por meio de um fundo específico.

Durante o evento, o governador sancionou alterações legislativas que dão respaldo ao programa e assinou o decreto que restabelece o Sistema Paranaense de Fomento (SPF). Mulheres que contribuíram para a concepção e atuarão na difusão e mentoria permanente do programa foram homenageadas: a primeira-dama Luciana Saito Massa, a empresária Cristiane Mocellin e a criadora do Clube da Alice, Monica Berlitz. Elas contribuíram para a concepção e atuarão na difusão e mentoria permanente do programa.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação