Procuradorias da Mulher do Paraná crescem para 144 já no início do ano de 2024 Quatro novas cidades agora fazem parte da rede de apoio às mulheres no Estado.

22/01/2024 16h18 | por Assessoria Parlamentar

As Procuradorias da Mulher são espaços institucionais presentes nas câmaras municipais, destinados a promover a igualdade de gênero e a combater a violência contra a mulher. Sua atuação é pautada na fiscalização de políticas públicas, na elaboração de projetos de lei e na conscientização da sociedade sobre questões de gênero.Créditos: Arte: Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Procuradoria Especial da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou o ano com muito trabalho, tanto que foi oficializada a instalação de quatro novas Procuradorias, que foram nas cidades de Salgado Filho, Doutor Camargo, São Pedro do Paraná e Goioerê.

Isso consolida ainda mais o Paraná, como o Estado com o maior número de Procuradorias no Brasil. O esforço coletivo para promover a defesa e a promoção dos direitos das mulheres têm ganhado destaque, evidenciando a crescente conscientização sobre a importância dessa iniciativa.

A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada Cloara Pinheiro (PSD), reforça que a prioridade é a ampliação da Rede de Procuradorias. “Isso é importante para que toda Câmara Municipal tenha um espaço de luta e acolhimento das demandas das mulheres. Outro enorme desafio é o combate à violência política contra a mulher nas eleições municipais de 2024”, complementa.

O crescimento no número de Procuradorias da Mulher no Paraná é um reflexo do reconhecimento da urgência em combater a violência de gênero e garantir a participação ativa das mulheres na esfera pública. Cada uma dessas procuradorias desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A relevância desse trabalho vai além da esfera política, alcançando o âmbito social. As Procuradorias da Mulher promovem a conscientização, a educação e o empoderamento das mulheres, contribuindo para a construção de uma cultura que repudia a violência e valoriza a diversidade.

Para alcançar esse objetivo, é essencial que as instituições e a sociedade continuem investindo em políticas públicas eficazes, sensibilizando a população sobre a importância da equidade de gênero e incentivando a participação das mulheres nos processos decisórios.

Em um momento em que as demandas por igualdade ganham força, as Procuradorias da Mulher no Paraná se destacam como agentes de transformação social. Que este seja apenas o começo de uma jornada rumo a uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, onde todas as mulheres possam viver livres de violência e com pleno exercício de seus direitos.

“Ao atingir a marca de 144 Procuradorias da Mulher no Paraná, demonstramos nosso comprometimento com a promoção dos direitos das mulheres. Contudo, os desafios persistem, e a expectativa é que em 2024 esse número cresça ainda mais, ampliando a abrangência, o impacto desse trabalho e o acolhimento a todas nossas atendidas, que é um dos nossos diferenciais”, reforça a Procuradora Especial da Casa, a deputada Cloara Pinheiro.