A edição 2017 do programa Geração Atitude da Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público Estadual, vem com novidades. Os projetos de lei elaborados por alunos da rede estadual de ensino, agora podem ser cadastrados diretamente no site da Assembleia, o www.alep.pr.gov.br. Basta abrir a página e clicar no ícone “destaques/geração atitude”, que fica à direita na parte superior da página. . Se até o ano passado o processo era lento, com os alunos entregando os projetos escritos a mão para os professores, que encaminhavam as propostas aos Núcleos Regionais de Educação, que só então enviavam o material à Assembleia, desta vez, será tudo feito pelo meio digital, para economizar papel e agilizar o trabalho de quem avalia e dos próprios estudantes e professores. Na página do legislativo também consta o “tutorial” de como se deve elaborar os projetos, dentro das normas legais.
O Geração Atitude é um projeto que apoia a formação cidadã de estudantes paranaenses, com o objetivo de promover a participação política e o protagonismo juvenil. Ele é dividido em etapas: "Geração na Escola", atividades dentro das escolas com a participação de professores, prefeitos e vereadores, promotores de Justiça e juízes de Direito e a "Caravana da Cidadania", última etapa, que é justamente o concurso que seleciona as melhores ideias de projetos de Lei de estudantes do Paraná, e que em 2015, primeiro ano da atual gestão da Assembleia, acabou transformando o programa Geração Atitude em uma política pública, através de um projeto de lei apresentado por uma estudante do município de Cianorte.
O geração Atitude acontece em centenas de escolas públicas de ensino médio, atendidas pelos Núcleos Regionais de Educação do Estado. Os trabalhos para a edição deste ano, já começaram com o conteúdo do Guia do Cidadão sendo divulgado nas escolas e com a capacitação de professores. A partir de agosto, os promotores e juízes começam as visitas às escolas para esclarecer pessoalmente as dúvidas destes alunos, como conta um dos coordenadores do projeto, o promotor de justiça, Eduardo Cambi.
(Sonora)
O objetivo é despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A ideia é fazer com que os estudantes compreendam melhor esses temas para que se tornem agentes capazes de transformar a realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e até o país. O projeto tem ainda o apoio da Secretaria da Educação, do Tribunal de Justiça do Paraná e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.