Programa Pet Amigo será destaque durante atividades do "Julho Dourado" no Paraná.

13/06/2019 09h49 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Cobra Repórter (PSD) discute ações que devem ser executadas durante o Julho Dourado.Créditos: Veruska Barison

O Programa Pet Amigo do Governo do Estado que tem o objetivo de fazer o registro do animal de estimação, doméstico ou domesticado para facilitar a identificação do animal caso ele fuja de casa ou seja levado por alguém, e também ajudar a localizar o tutor será um dos destaques do “Julho Dourado”.

A informação foi repassada ao deputado estadual Cobra Repórter (PSD) quando esteve em reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo para discutir as ações que devem ser executadas durante o mês de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de animais de rua e animais domésticos de estimação e a importância da prevenção de zoonoses.

A lei 19.472/2018 que instituiu o “Julho Dourado” foi proposta pelo deputado Cobra Repórter e aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Dentro do Programa, lançado em dezembro de 2018 pelo Governo do Paraná, é possível fazer o cadastro do animal, com todas as características, e informar caso haja desaparecimento, o que facilita, quando da localização, a identificação e restituição ao tutor. O cadastro permite registrar gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.

Outro serviço disponível é a emissão de comunicados sobre campanhas de proteção e de saúde animal e dicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná sobre nutrição, cuidados, saúde e outras informações para o bem-estar do pet.

Durante o mês de julho, também estão previstas palestras, seminários e campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais, campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono.

“O Julho Dourado é uma referência e a causa animal merece atenção no Paraná. Estamos no estado com maior número de cães por domicílio e com uma imensa população de animais de rua. Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração, ações preventivas de zoonoses e de adoção”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

Para ter mais informações sobre o Programa Pet Amigo, acesse o site: https://bit.ly/2R257zO.