Programa que tem como foco "protagonismo juvenil" está entre os aprovados nesta segunda

22/05/2017 16h45 | por Claudia Ribeiro
(Descrição do áudio))

Eram oito os projetos da Ordem do Dia da sessão plenária desta segunda-feira (22) da Assembleia Legislativa do Paraná. Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram a proposta  que  veio do Governo do Estado e que cria  o Programa Estadual de Juventude – Rede Jovem.  O objetivo do Governo é promover o chamado “protagonismo juvenil”, onde os jovens possam ter igualdade de direitos, através da participação em eventos esportivos, educativos, nas atividades de lazer e tendo assistência na saúde. Além disso, inseri-los em programas de capacitação para que fiquem aptos a entrar no mercado de trabalho. O foco é a população mais pobre.  Isso deve acontecer, segundo a justificativa do Executivo, em parceria com as prefeituras.

Os deputados também aprovaram, em primeiro turno,  a proposta do deputado Adelino Ribeiro (PSL),  que concede ao município de Nova Aurora, o título de Capital Paranaense da Tilápia. Foi na  cidade, que fica no Oeste do Paraná, que em 2008,  a Cooperativa Copacol, passou a apostar na psicultura e, e inaugurou uma unidade de abate de peixes. Atualmente são produzidas  por dia,  mais de 100 mil  tilápias. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná está entre os líderes no cultivo de peixes no país e a tilápia se destaca, respondendo  por 85% da produção nacional e 77% do estado. A maioria da produção vem de famílias   de pequenos produtores da região.

Passou ainda em primeira votação o projeto do deputado Mauro Moraes (PSDB), que institui o Dia do Policial Militar, a ser comemorado no dia 10 de agosto.

Em redação final foi aprovado o  projeto do deputado Schiavinato (PP), que declara a Festa Nacional do Porco Assado no Rolete  patrimônio cultural imaterial do estado do Paraná. A festa  acontece há quarenta anos em Toledo, na região Oeste do Paraná. Uma das mais importantes festividades gastronômicas do estado. Tudo começou com um desafio entre amigos para saber quem conseguiria assar melhor um porco inteiro. O autor do projeto  acredita que o título dado à festa vai valorizar ainda mais o município.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.