Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto com regras mais rigorosas para o setor de combustíveis volta à pauta na segunda-feira (24)

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa da próxima segunda-feira (24) os deputados irão debater e votar oito projetos de lei e mais 22 indicações parlamentares. A Ordem do Dia – a pauta dos trabalhos do Plenário – traz o projeto de lei nº 120/13, do Poder Executivo, que trata da concessão, alteração, renovação e cancelamento da inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS de estabelecimentos do setor de combustíveis. Segundo mensagem do governador Beto Richa (PSDB) enviada ao Legislativo, o objetivo da iniciativa é principalmente coibir práticas delituosas, “que têm causado grande prejuízo ao erário, além de suprir deficiências da legislação quanto ao cadastramento dos estabelecimentos e à fiscalização do referido setor”.

O projeto está em redação final, última etapa do processo legislativo. Só depois de aprovado nesta fase ele poderá ser encaminhado para a sanção (ou veto) do governador. A proposta prevê, entre outras medidas, a cassação da inscrição estadual do estabelecimento comercial em caso de irregularidade ou ainda se a dívida dele com o Fisco superar o próprio capital social da empresa.

O deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do Governo na Assembleia, disse durante as discussões sobre a matéria que essa é uma forma de combater a concorrência desleal no setor de combustíveis, em benefício dos empresários que pagam seus impostos em dia, apertando o cerco contra a sonegação do ICMS no ramo de combustíveis. Um dos pontos que torna mais rigorosa a cobrança de impostos é o que permite ao Governo do Paraná exigir das empresas, antes de autorizar o pedido de inscrição, alteração ou renovação da inscrição, uma garantia para o cumprimento das obrigações tributárias futuras. A garantia poderá ser apresentada em forma de fiança bancária, seguro garantia ou depósito administrativo, de acordo com o caso. A proposta prevê que as empresas existentes serão recadastradas se houver alteração da composição societária, mudança de endereço, débitos repetidos ou falta de pagamento do imposto.

Imóveis – Também em redação final será analisado o projeto de nº 165/2013, igualmente do Executivo, que autoriza o Governo estadual a doar imóvel ao município de Chopinzinho. Já a proposta de lei nº 95/13, do Executivo, autorizando o Governo a efetuar a concessão de uso de um terreno ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia federal criada em 2007, será votada em segunda discussão. O imóvel está localizado às margens do Rio Iguaçu, junto aos Saltos de Santa Maria, no município de Foz do Iguaçu. Ele será destinado à preservação ambiental e proteção dos mananciais.

Igualmente em segunda discussão serão apreciados os projetos nº 176/13, de autoria do deputado Nelson Luersen (PDT), declarando de utilidade pública a Associação Intermunicipal de Produtores de Leite do Sudoeste, como sede e foro no município de Capanema, e o de nº 179/13, declarando de utilidade pública a Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Oswaldo Cruz II, com sede e foro no município de Curitiba, de autoria do deputado Mauro Moraes (PSDB).

E do Tribunal de Contas do Estado, em terceira discussão, está o projeto de lei 204/13, que dispõe sobre o reajuste dos valores dos vencimentos básicos dos servidores ativos e inativos do quadro de pessoal efetivo, e a remuneração dos cargos em comissão, em 6,49%, com efeitos financeiros a partir de 1º de maio de 2013. A pauta relaciona também, em primeira discussão, o projeto de lei nº 228/13, do deputado Dr. Batista (MD), estabelecendo Nossa Senhora das Águas como padroeira do município do Rio Ivaí, com data comemorativa no último domingo do mês de agosto.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação