Projeto das Fake News tem votação adiada por seis sessões

13/07/2020 18h57 | por Trajano Budola
Podcast Projeto que pune o compartilhamento e divulgação de fake news teve a votação adiada na sessão desta segunda-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná.

Projeto que pune o compartilhamento e divulgação de fake news teve a votação adiada na sessão desta segunda-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Projeto que pune o compartilhamento e divulgação de fake news teve a votação adiada na sessão desta segunda-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto de lei (277/2020) proposta na Assembleia Legislativa pelo deputado Arilson Chiorato (PT) para responsabilizar e punir quem produz, divulga e compartilha informações falsas na internet sobre endemias, epidemias e pandemias teve votação adiada na sessão plenária remota desta segunda-feira (13) e deve voltar ao debate em duas semanas.

A matéria estava sendo discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como um substitutivo geral, proposto pelo deputado Tadeu Veneri (PT), depois de ter tido parecer contrário da deputada Cristian Silvestri (CDN). As alterações apresentadas por Veneri definem a disseminação de Fake News que contrariem, alterem ou distorçam orientações das autoridades de saúde nas estratégias e combate à Covid-19.

O projeto prevê multas para os infratores, dobrando o valor delas em caso de reincidência. Se aprovada a lei, qualquer cidadão poderá denunciar a prática ao Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos da Policia Civil do Paraná. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), falou das Fake News, que também são discutidas pelo Congresso Nacional.

SONORA ADEMAR TRAIANO

Ainda durante a sessão plenária, foi aprovado o projeto de lei (416/2020), do Poder Executivo, que autoriza a Sanepar a expandir seus negócios no Brasil e no exterior com o objetivo de ampliar suas receitas.

O projeto seguiu para segunda rodada de debates em uma sessão extraordinária logo em seguida e recebeu quatro emendas que devem ser discutidas na sessão plenária de terça-feira (14). O presidente Ademar Traiano falou sobre a proposta.

SONORA ADEMAR TRAIANO

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação