O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) leu, na tarde desta segunda (23) em Plenário, o projeto, de autoria de uma aluna de Cianorte que vai tornar lei o programa geração Atitude nas escolas estaduais do Paraná. Ele foi apresentado pela Mesa Executiva.
(Sobe som com Traiano lendo)
O texto original é da estudante do segundo ano do ensino médio, Ingrid Ribeiro. Ela foi a vencedora do concurso Caravana da Cidadania, onde o projeto elaborado por ela concorreu com os de outros 30 estudantes de todo o estado. Esta é a primeira vez que uma proposta vinda de uma estudante tramita na Assembleia. Ingrid disse que ficou emocionada em ser autora de uma lei que vai despertar a cidadania em outros estudantes.
(Sonora)
A proposta prevê a inclusão do programa no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, sempre na terceira semana do mês de novembro. E a divulgação nas campanhas institucionais da Assembleia. Ingrid também propôs disponibilizar o Guia do Cidadão – cartilha elaborada pelo MP/PR, em parceria com a Assembleia, a todos os alunos do Ensino Médio. Na Cartilha, contém informações sobre o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e d e todos os órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipal.
A elaboração de projetos é uma das etapas do programa Geração Atitude, que tem o objetivo de orientar estudantes sobre as funções dos poderes e apoiar a formação cidadã, estimulando a participação dos jovens nos processos político e social. Ele é desenvolvido atualmente em 100 escolas públicas localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais da Educação e permite a participação de todas as escolas interessadas. As outras duas etapas que integram o programa são o Geração na Escola e a Caravana da Cidadania. O concurso que selecionou os melhores 31 projetos fez parte de uma dessas etapas. A premiação aos vencedores foi uma viagem à Curitiba, onde eles puderam conhecer os órgãos públicos e participar de um programa da TV Assembleia, no último dia 16.