Projeto que garante intérpretes para parturientes surdas é aprovado pela Assembleia Legislativa

09/02/2022 15h39 | por Trajano Budola
Podcast Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná garante às gestantes e puérperas o direito a acompanhante na maternidade desde o trabalho de parto até o momento da alta hospitalar.

Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná garante às gestantes e puérperas o direito a acompanhante na maternidade desde o trabalho de parto até o momento da alta hospitalar.Créditos: Vanessa Maritza

Projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná garante às gestantes e puérperas o direito a acompanhante na maternidade desde o trabalho de parto até o momento da alta hospitalar.

Foi aprovado em primeiro turno pela Assembleia Legislativa do Paraná, na manhã desta quarta-feira (9), um projeto de lei do deputado Galo (PODE) garantindo que gestantes surdas tenham todas as condições de se comunicar com a equipe de enfermeiros e médicos na hora do parto de seus bebês.

A proposta prevê o direito das mulheres serem acompanhadas por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A intenção é que o acompanhamento ocorra nos períodos de pré-parto, durante o parto e também no pós-parto nas unidades de saúde da rede pública.

Para o deputado Galo, a presença de uma intérprete de Libras representa acolhimento e segurança, tanto física quanto psicológica para as mães e para os seus bebês.

SONORA GALO

O projeto de lei se refere a gestantes e parturientes surdas ou com dificuldades auditivas que necessitem e queiram o acompanhamento.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação