Projeto que institui o selo "Logística Reversa" no Paraná é aprovado A proposta, que ainda será discutida em Plenário, prestigia empresas que contribuem para preservação do meio ambiente, adotando práticas de sustentabilidade.

15/05/2019 09h25 | por Thiago Alonso
A reunião contou com uma apresentação sobre o Batalhão de Polícia Ambiental, a Força Verde.

A reunião contou com uma apresentação sobre o Batalhão de Polícia Ambiental, a Força Verde.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

A reunião contou com uma apresentação sobre o Batalhão de Polícia Ambiental, a Força Verde.

A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou nesta terça-feira (14) o projeto de autoria da deputada Maria Victoria (PP) que institui o Selo Estadual "Logística Reversa" para fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores signatários de acordo setorial estadual e/ou termos de compromisso de logística reserva de resíduos sólidos no Estado do Paraná. Os parlamentares aprovaram por unanimidade o parecer favorável do deputado Evandro Araújo (PSC). Participaram da reunião o presidente da Comissão, deputado Goura (PDT), e os deputados Delegado Recalcatti (PSD) e Tadeu Veneri (PT).

De acordo com o projeto de lei 476/2016, a emissão do selo deverá ser requerida pelo estabelecimento ao Poder Executivo. Terá validade de um ano e pode ser renovado mediante ao requerimento do interessado. O selo deverá ser padronizado com os dizeres "Logística Reversa" e a data de vencimento. A emissão do selo fica condicionada a inspeção e análise por órgão certificador cadastrado junto ao poder público. Segundo a justificativa do projeto, a lei visa prestigiar as empresas que contribuem para preservação do meio ambiente a partir de práticas de sustentabilidade. A empresa que atender aos requisitos da lei poderá fazer uso publicitário do Selo Empresa Sustentável. A logística reversa trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem.  Como exemplo, há o retorno das garrafas ou vasilhames de vidro, o recolhimento ou coleta de lixos e resíduos recicláveis, entre outros.

Polícia Ambiental – A reunião também contou com uma apresentação sobre o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. O comandante do Batalhão, tenente-coronel Adilson Luiz Correia dos Santos, ofereceu um panorama geral do trabalho do grupo, que conta com aproximadamente 500 homens para fiscalizar todo o Estado. Atualmente, entre os principais crimes autuados pela Força Verde estão a extração ilegal de madeira, a caça e pesca predatória e o uso indiscriminado de agrotóxicos.

Os deputados estaduais elogiaram a atuação e ofereceram apoio ao trabalho do Batalhão. “Queremos estreitar o diálogo com as forças ambientais do Estado. A Comissão vai solicitar ao governo a aquisição de drones e outros equipamentos. Temos de investir em tecnologia para auxiliar na fiscalização. Também vamos trabalhar no reforço orçamentário da Força Verde”, disse Goura. 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação