Projeto que obriga escolas avisar pais sobre faltas injustificadas de estudantes é aprovado por Comissão Criai também deu pareceres favoráveis a projetos de conscientização, como o de combate à violência infantil. Eles seguem, agora, para votação no Plenário.

10/03/2020 16h28 | por Bárbara Passos
Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai).

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai).

No Paraná, os pais podem começar a ser avisados pela escola, pública ou particular, quando os filhos faltarem aula sem alguma justificativa. O projeto de lei 356/2019, de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), na reunião da tarde desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná. Pelo projeto, a escola será obrigada a notificar – por telefone, SMS, e-mail ou ainda pelo aplicativo oficial Escola Paraná – os responsáveis que assinarem um termo de consentimento. “Infelizmente, milhares de alunos abandonam a escola e é comum que as famílias dos estudantes nem saibam disso”, argumenta Guerra.

Ao todo, mais cinco projetos de lei foram aprovados pela Criai: 651/2019, de autoria do deputado Homero Marchese (PROS), que institui a Semana de Prevenção de Acidentes com Crianças; 181/2019, do deputado Emerson Bacil (PSL), para estabelecer 23 de março como o Dia Estadual de Conscientização e Valorização das Trissomias Cromossômicas; 599/2019, do deputado Rodrigo Estacho (PV), sobre a criação da Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Trabalho Infantil; 972/2019, da deputada Mabel Canto (PSC), concedendo o Título de Utilidade Pública para a Associação Pontagrossense de Emancipação para Deficientes; e, por fim, o projeto de lei 501/2019, de autoria do presidente da Criai, deputado Cobra Repórter (PSD), que designa a Semana de Conscientização e Prevenção Contra a Violência Infantil. “A conscientização serve para que as pessoas tomem coragem e façam as denúncias, vamos colaborar com o serviço da polícia. Com as leis vamos conseguir diminuir estas ações violentas, contrárias às crianças, ajudando aqueles que realmente precisam de um apoio”, define Cobra Repórter.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação