Projeto que trata da acessibilidade de deficientes físicos em estádios é retirado de pauta

25/05/2015 17h42 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O projeto que trata da acessibilidade dos portadores de deficiência física a estádios e ginásios esportivos foi retirado da pauta da sessão plenária desta segunda-feira (25) da Assembleia Legislativa, pelo prazo de seis sessões. A medida foi proposta pelo próprio autor do projeto, deputado Anibelli Neto (PMDB), com a finalidade de ampliar o debate sobre o tema.

O deputado informou que foi procurado pela Federação das APAEs do Estado do Paraná, que solicitou que fosse aumentado o rol de beneficiados pela proposição. De acordo com o projeto de lei nº 37/15, estádios de futebol, ginásios e clubes sociais ficam obrigados a criar e manter, no mínimo, 0,02% de seus lugares para a acomodação de portadores de deficiência física. O projeto estabelece ainda que deverá haver sinalização indicativa e acesso apropriado a todas as dependências, bem como deve ser permitida a permanência de um acompanhante, em havendo necessidade. A proposição estava em segunda discussão.

Aprovados – Já um outro projeto relacionado aos esportes que estava na pauta, o de nº 105/15, de autoria dos deputados Felipe Francischini (SD) e Rasca Rodrigues (PV), acabou aprovado em segunda discussão. A matéria insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Semana de Fomento ao Skate, realizada anualmente na terceira semana de junho.

Também passou em Plenário uma matéria de autoria da deputada Cantora Mara Lima (PSDB). A proposição (de nº 165/15) institui o mês de março como Mês da Mulher e lança a Campanha Estadual de Conscientização Contra a Violência à Mulher. O projeto foi aprovado em primeira discussão. Conforme Mara Lima, o objetivo da iniciativa é criar condições que estimulem ações de educação e conscientização em relação às situações de violência que ainda envolvem as mulheres.

E em redação final foi aprovado o projeto de lei nº 251/15, do deputado Márcio Nunes (PSC). A iniciativa concede título de utilidade pública ao Centro Paranaense da Cidadania, com sede e foro no município de Curitiba.

Codapar – Duas proposições que tratam da estrutura da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), sociedade de economia mista vinculada a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), que estavam na pauta, também foram retiradas.  Um deles é o projeto de lei de nº 297/15, do Poder Executivo, autorizando a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) a efetuar a alienação de bens imóveis sediados em diversos municípios e que não estão sendo utilizados pela instituição. O outro é o projeto de lei nº 296/15, do Governo do Estado, autorizando a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná a efetuar a alienação, por permuta, de imóvel localizado no município de Toledo. Esse imóvel é constituído por um conjunto de lotes que será trocado por um lote rural localizado no mesmo município. No local deverá ser construído um armazém e um escritório da Codapar. As duas matérias saíram da pauta por três sessões por solicitação do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação