O projeto de lei que propõe alterações nos limites da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana foi discutido na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quinta-feira (27) com secretários de meio ambiente de municípios que integram a região de preservação. A iniciativa foi do deputado Rasca Rodrigues (PV), que tem a função de relator da proposta na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais do legislativo.
Segundo Rasca, a intenção é ouvir representantes de todos os setores que podem ser impactados de alguma forma pelo projeto antes da elaboração do parecer que será votado pela comissão.
Sonora
Em Balsa Nova, município com mais de 70% do perímetro dentro da APA, o assunto está sendo discutido entre as autoridades e os proprietários de áreas afetadas pelas delimitações da lei. Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município, Jucélia Leal Ferreira, é preciso considerar questões ambientais aliadas ao desenvolvimento sustentável.
Sonora
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campo Largo, Eduardo Cogo Fernandes, o debate precisa ser aprofundado considerando, principalmente, o uso correto do solo.
Sonora
Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente de Palmeira e uma representante do município da Lapa. O deputado Rasca Rodrigues (PV) solicitou aos municípios a elaboração de um diagnóstico com informações sobre o impacto da área de proteção ambiental no desenvolvimento de cada cidade e as possíveis consequências da redução da APA.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.