Projeto Tampinha Paraná faz nova entrega de material ao Asilo São Vicente

09/08/2023 14h57 | por Ana Luzia Mikos

O projeto, lançado em maio, promove a arrecadação de tampas de plástico que são doadas para instituições sociais de todo o Paraná. Após ser comercializado com empresas especializadas em reciclagem, o material coletado se torna recurso financeiro destinado às entidades.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Campanha Tampinha Paraná concretizou nova remessa de material ao Asilo São Vicente de Paulo. A entrega, nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Paraná, contou com moradoras do espaço, que agradeceram a iniciativa do parlamento no programa que une solidariedade sustentabilidade.

“Aqui está o exemplo da alegria de poder ajudar os nossos idosos. Uma ação simples de solidariedade, sustentabilidade e amor. Agradeço a todos os amigos do Tampinha, que fizeram com que esse dia fosse possível com mais uma grande entrega”, celebrou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná, Rose Traiano. “Contamos ainda com a colaboração de todos, somando forças nessa ação permanente para ajudar os nossos idosos que tanto precisam”, reforçou.

“Nós usamos 19 mil fraldas mensalmente e, este mês, já compramos 11 mil fraldas geriátricas através das tampinhas. Um gesto simples das pessoas, mas muito importante, com impacto econômico, ambiental e social. Juntos estamos transformando o meio ambiente e também gerando benefício a quem precisa”, afirmou o diretor geral do Asilo, padre José Aparecido Pinto.

Uma ação reconhecida especialmente por quem diretamente é impactada. “Nós precisamos muito da ajuda das pessoas, da comunidade, do Estado. As tampinhas viram fraldas e as fraldas são importantes para muitas de nossas moradoras. Eu quero aproveitar a oportunidade para agradecer do fundo do meu coração, em nome de todas as moradoras do São Vicente de Paulo, por essa participação, por essa ajuda. Colaborem sempre conosco. Nós precisamos de todos vocês”, convocou Iara Leão, de 68 anos, que vive no Asilo São Vicente.

Uma das moradoras mais conhecidas e queridas do local, Santa Maria Martins, de 63 anos, também esteve na Assembleia, onde agradeceu e se disse muito feliz com a iniciativa.

Projeto de lei

Lançado há quatro meses, o projeto Tampinha Paraná realizou parcerias com entidades para multiplicar as ações e está prestes a se espalhar por todo o Paraná. Assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), o projeto de lei 617/2023 foi protocolado este mês na Assembleia com o intuito de ampliar o programa.

O que doar?

Além de tampinhas de garrafa pet, outros tipos de tampas plásticas, como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros, como de pacote de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas.